Economia
Ministro das Finanças da Rússia faz apelo aos Brics
O Ministro das Finanças da Rússia fez um apelo aos Brics como tentantiva de recuperar um pouco da movimentação econômica russa. Entenda!
O Ministério das Finanças afirmou que a Rússia solicitou aos Brics, grupo no qual fazem parte as economias emergentes do mundo, incluindo o Brasil, que aplicassem a utilização de moedas nacionais e passassem a integrar sistemas de pagamentos.
Veja também: Argentina criará fundo com ganhos extraordinários pela guerra na Ucrânia
Esse pedido deu-se devido ao fato de que as sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia afetam diretamente sua dinâmica financeira, uma vez que o país encontra-se isolado de diversos sistemas financeiros globais.
No dia 8 de abril de 2022, o ministro das Finanças, Anton Siluanov, em uma reunião ministerial com os Brics, informou que a situação econômica no mundo havia piorado drasticamente devido as sanções impostas pelo Ocidente, inclusive, afetando diretamente o próprio sistema monetário internacional baseado no dólar norte-americano.
“Isso nos leva à necessidade de acelerar o trabalho nas seguintes áreas: uso de moedas nacionais para operações de importação-exportação, a integração de sistemas de pagamentos e cartões, nosso próprio sistema de comunicação financeira e a criação pelos Brics de uma agência de avaliação de risco independente”, relatou o ministro.
Ainda em concordância com o ministro, para ele, os Brics possuem um papel fundamental para mitigar o impacto dessas sanções econômicas no mundo todo, visto que “a atual crise foi feita pelo homem, e os países dos Brics têm todas as ferramentas necessárias para mitigar suas consequências para suas economias e para a economia global como um todo”, coloca Siluanov.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia1 dia atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp