Conecte-se conosco

Economia

Ministro das Finanças da Rússia faz apelo aos Brics

O Ministro das Finanças da Rússia fez um apelo aos Brics como tentantiva de recuperar um pouco da movimentação econômica russa. Entenda!

Publicado

em

O Ministério das Finanças afirmou que a Rússia solicitou aos Brics, grupo no qual fazem parte as economias emergentes do mundo, incluindo o Brasil, que aplicassem a utilização de moedas nacionais e passassem a integrar sistemas de pagamentos.

Veja também: Argentina criará fundo com ganhos extraordinários pela guerra na Ucrânia

Esse pedido deu-se devido ao fato de que as sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia afetam diretamente sua dinâmica financeira, uma vez que o país encontra-se isolado de diversos sistemas financeiros globais.

No dia 8 de abril de 2022, o ministro das Finanças, Anton Siluanov, em uma reunião ministerial com os Brics, informou que a situação econômica no mundo havia piorado drasticamente devido as sanções impostas pelo Ocidente, inclusive, afetando diretamente o próprio sistema monetário internacional baseado no dólar norte-americano.

Isso nos leva à necessidade de acelerar o trabalho nas seguintes áreas: uso de moedas nacionais para operações de importação-exportação, a integração de sistemas de pagamentos e cartões, nosso próprio sistema de comunicação financeira e a criação pelos Brics de uma agência de avaliação de risco independente”, relatou o ministro.

Ainda em concordância com o ministro, para ele, os Brics possuem um papel fundamental para mitigar o impacto dessas sanções econômicas no mundo todo, visto que “a atual crise foi feita pelo homem, e os países dos Brics têm todas as ferramentas necessárias para mitigar suas consequências para suas economias e para a economia global como um todo”, coloca Siluanov.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS