Finanças
O mercado imobiliário ainda é um bom negócio?
Qual o motivo dos imóveis serem considerados como uma maneira de rentabilidade garantida? Confira.
No período em que as cidades estavam em processo de desenvolvimento, possuir um imóvel era sinônimo de ganho garantido, principalmente, por dois motivos: 1) na época, havia poucas opções aos pequenos investidores no mercado financeiro; 2) a inflação não era tão alta.
Veja também: Caixa Econômica Federal diminui os juros dos financiamentos imobiliários
Nos dias atuais, as coisas mudaram e o mercado financeiro se desenvolveu, sendo assim as opções para fazer investimentos com pouco ou muito dinheiro são muito grandes.
Por isso, qual o motivo dos imóveis serem vistos como uma possibilidade de diversificação nos momentos em que a Bolsa brasileira frustra seus investidores? Qual o motivo dos imóveis serem considerados como uma maneira de rentabilidade garantida? Estas são algumas questões que surgem.
A valorização dos imóveis não é garantida, visto que ela depende dos projetos de infraestrutura do poder público e de investimentos da iniciativa privada na região.
É importante observar o quanto as perspectivas podem influenciar em uma decisão. No princípio da pandemia, um imóvel tinha um valor baixo de mercado, porém aqueles que possuíam imóveis e investimentos financeiros acabaram se assustando com a inconstância dos ativos financeiros.
Isso é cotidiano, pois os investimentos financeiros você vê o sobe e desce dos valores no dia a dia, já o imóvel, não. Ninguém faz a avaliação do seu imóvel diariamente, o que acaba o tornando um risco invisível.
Portanto, se tomarmos como exemplo aqueles imóveis antigos, eles estão localizados, geralmente, entre bares, mercados, padarias, transportes e outros comércios. Situação que não oferece espaço para novas construções, o que tende a se tornar menos valorizado.
Os aluguéis geram ganhos entre 0,5% a.m. e 1,2% a.m. do valor do imóvel, desconsiderando o risco de o imóvel não estar alugado.
As despesas com reformas, IPTU, impostos e condomínio, precisam compor a conta também, visto que são números que fazem a diferença no momento do cálculo sobre a rentabilidade do investimento.
O tempo necessário para encontrar um comprador no mercado imobiliário é desconhecido. E nos momentos em que forem preciso fazer algum outro investimento, não haverá garantia de que você irá conseguir se desfazer do imóvel na velocidade necessária. O que pode induzir o dono do imóvel a cometer um erro grave: vender seu imóvel por um valor abaixo do esperado.
Aqueles que utilizam seu dinheiro para comprar imóveis, imobilizam seus recursos, por isso, a importância de fazer um bom planejamento, porque este investimento possui potencial de afetar a sua vida financeira por um longo período.
A melhor característica de investimentos é a simplicidade. Pois, quanto mais simples a sua rotina de investimentos, mais lucrativa será a sua vida e os seus investimentos.
É normal que os investimentos façam parte do seu dia a dia. Porém, existem formas de melhorar suas decisões para encontrar aquela composição ideal para cada objetivo que você tem traçado. Faça um planejamento de acordo com isso e delegue o trabalho árduo para os especialistas, pois é nesse contexto que vem o sucesso financeiro.

-
Bancos2 dias atrás
Processo de devolução de Pix errado deve ficar mais simples no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Bancos10 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Economia1 dia atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Dar mesada ou não? Veja como usar dinheiro para educar seu filho com inteligência
-
Imposto de Renda - IRPF6 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Finanças1 dia atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos19 horas atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp