Conecte-se conosco

Agronegócio

Nutrição e fertilidade: jogue água de arroz nas plantas

Líquido possui vitaminas e macronutrientes, como o NPK, que são essenciais para o desenvolvimento das espécies.

Publicado

em

Na hora de cozinhar o arroz, o que você faz com a água que foi utilizada ao lavá-lo? Se você descartava o líquido, agora não tem para quê fazer isso mais!

Veja também: Economia e saúde: alguns cuidados para cultivar uma mini horta em casa

Usar a água do arroz resulta em crescimento e desenvolvimento das suas plantas. Sem falar que é ainda um produto fácil e barato de se adquirir e fazer em casa.

O líquido é rico em nutrientes e minerais e possui elevados níveis de aminoácidos, fibras, proteínas, cálcio e uma vasta variedade de minerais em sua composição.

A água de arroz também possui vitaminas, o que auxilia no crescimento da planta e macronutrientes como o NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) que são essenciais para o desenvolvimento das espécies.

Vale lembrar também que as plantas sintetizam açúcar em forma de amido por meio da fotossíntese e o armazenam quando necessitam de nutrientes e energia para sua manutenção.

Logo, a água de arroz oferece amido para a planta, evitando que ela gaste energia por meio desse processo. Outra grande vantagem é que o amido possui carboidratos que atraem bactérias favoráveis ao solo, que ajudam na decomposição de matérias orgânicas e que dão a elas resistência a patógenos e pragas.

Receita

Para fazer a água de arroz do modo correto, é importante que ele seja fervido sem sal e sem óleo. A proporção de diluição da água de arroz é de 2:1. Após o cozimento, com um filtro de pano, separe a água do arroz e espere esfriar.

A mistura mais líquida facilita o uso do borrifador e gera maior rendimento e dispersão.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS