Conecte-se conosco

Economia

Quatro a cada dez brasileiros estão endividados: entenda!

Devido a diversos fatores, a população brasileira acabou endividando-se drasticamente. Confira o que está acontecendo!

Publicado

em

Dívidas

Que a crise financeira bateu na porta da população brasileira, isso é um fato. Em vista disso, sem sombra de dúvidas, as dívidas da população aumentaram significativamente no intuito de tentar sobreviver a esse pandemônio que o Brasil está passando.

Veja também: Empréstimos continuam crescendo no Brasil: entenda!

Nesse sentido, vale ressaltar que a cada dez brasileiros adultos, no mês passado, pelo menos 4 estavam negativados, ou seja, correspondendo a aproximadamente 61,94 milhões de pessoas com pendências nos birôs de crédito, conforme aponta o estudo feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Além disso, fazendo um comparativo com o mês de abril no ano de 2021, o número de inadimplentes incluídos na base do birô de crédito aumentou quase 6%.

Vale ressaltar, também, que essa não é a maior taxa de inadimplência da história, uma vez que o maior contingente foi cerca de 63,08 milhões, atingido em novembro de 2018, conforme apontam os dados coletados na série do SPC Brasil, iniciada em janeiro de 2015.

Destarte, Merula Borges, coordenadora financeira da CNDL, faz uma ressalva, enfatizando que “estamos num patamar de inadimplentes muito próximo do de 2018, que foi um recorde histórico, e a perspectiva é de que esse número aumente”.

Desse modo, o Banco Central também indicou que essa problemática está atrelada ao juros básico que não para de subir, e que, hodiernamente, está em 12,75% ao ano na tentativa de tentar conter a inflação de 12,13%. Por fim, é evidente que juros altos dificultam a saída da lista do calote e fazem a dívida virar uma bola de neve, caso ocorra qualquer atraso.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS