Saúde
A comida venceu, e agora? Existem alguns alimentos que não fazem mal, mesmo depois do prazo de validade
Conheça alguns alimentos que não fazem mal, mesmo vencidos, desde que armazenados da maneira adequada. Chega de desperdício!
Você provavelmente já jogou algo fora por estar vencido, talvez até várias vezes. Isso porque às vezes pode ser difícil consumir certos produtos no prazo de validade, principalmente pessoas que moram sozinhas ou não ficam muito tempo em casa.
De acordo com a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todos os alimentos devem conter a data de validade.
Esse prazo de validade deve ser referente ao tempo intermediário em que o alimento encontra-se apto ao consumo desde o processo de armazenamento até o consumo, conforme as condições estabelecidas pelo fabricante.
O que muitos não sabem é que existem certos alimentos com uma vida útil maior do que a indicada no rótulo, desde que tomados os devidos cuidados. É claro que vários fatores devem ser considerados, bem como esses produtos são exceções, de modo que o ideal é respeitar o prazo descrito.
Alimentos que podem ser consumidos após o vencimento
Se você está cansado de desperdiçar alimentos porque não conseguiu consumi-los antes do vencimento descrito na embalagem, é importante conhecer algumas opções que duram mais do que a data indicada no rótulo.
Mas atenção, é fundamental avaliar o alimento e verificar se ele ainda se encontra em condições para consumo, levando em consideração a coloração, cheiro, textura e sabor. Na dúvida, o melhor é evitar, prezando sempre pela saúde.
Cereais matinais
Os famosos cereais matinais, muito adorados pelas crianças – e também adultos – podem durar mais tempo do que o indicado. Para isso, é preciso que o saco esteja bem fechado, com o produto armazenado em um local escuro, mas que seja suficientemente fresco.
Chocolate
O queridinho de muita gente também dura mais do que o prazo de validade. Esse é um alimento que leva bastante tempo para estragar, desde que seja mantido refrigerado ou em um ambiente arejado e seco. Assim, você não precisa mais jogar fora aqueles doces da Páscoa, por exemplo.
Queijos
O queijo é um alimento incrível, produzido pela fermentação. Inclusive, é esse motivo que faz com que vários tipos de queijo durem muito além do prazo descrito na embalagem, desde que seja mantido refrigerado.
Molhos
Se você é fã de molhos, saiba que na maioria dos casos não é preciso se livrar deles quando vencem. Isso porque a maioria desses produtos demora muito para estragar, mesmo quando mantidos na geladeira. Basta conferir a consistência, cheiro, coloração e gosto antes de utilizar.
Geleias
Por fim, as geleias são ricas no açúcar proveniente das frutas que dão o sabor ao alimento. Por esse motivo, os produtos desse tipo duram muito tempo após o vencimento, desde que estejam devidamente refrigerados.

-
Finanças22 horas atrás
Mudanças na pensão por morte: o que viúvos precisam saber?
-
Finanças1 dia atrás
Quanto ganha por mês uma pessoa considerada rica no Brasil?
-
Finanças2 dias atrás
Se você tem moedas de R$ 1, precisa ler este comunicado hoje mesmo
-
Política2 dias atrás
Estados Unidos: o que acontece com deportados que tentam voltar antes da hora?
-
Finanças2 dias atrás
Dívida pode ser herdada? Saiba o que acontece com os débitos após a morte
-
Empresas2 dias atrás
Petrobras e Braskem firmam acordo por carbono
-
Tecnologia2 dias atrás
Chances reais de um avião cair são altas? Dados mostram o contrário
-
Finanças2 dias atrás
Salário-família: o que é, quem tem direito e como solicitar