Empresas
A empresa catarinense que conquistou Elon Musk
Você já ouviu falar da WEG, uma das principais empresas de Santa Catarina? Fundada em 1961, essa empresa está entre os principais nomes do mundo quando o assunto é fabricação de motores elétricos, geradores, transformadores e sistemas de automação.
Mas o que a WEG tem a ver com Elon Musk, o excêntrico e visionário bilionário, responsável por fundar a Tesla, a SpaceX, a Neuralink e também por comprar o Twitter? A resposta é que a WEG foi escolhida pela SpaceX, a empresa de exploração espacial de Musk, para fornecer motores elétricos para um projeto inovador na Flórida, nos EUA.
Como essa parceria funcionará?
Inicialmente, é preciso destacar que o fornecimento dos motores não se dará de maneira direta. Os equipamentos da catarinense são parte de um pacote da Atlas Copco, multinacional que é uma das principais líderes do mundo quando o assunto são compressores de ar. Ou seja, é ela quem entregará os aparelhos à SpaceX.
Assim, quem escolheu a WEG para fazer parte da jornada foi a Atlas, não diretamente a SpaceX. Os motores elétricos deverão ser usados para acionar unidades de separação de ar. Isso porque a empresa espacial precisa de muito oxigênio, usado como combustível dos foguetes.
Os motores de média tensão, fabricados nas unidades da WEG localizadas na Índia, serão instalados com os compressores nas mencionadas unidades de separação de ar, localizadas em duas plataformas diferentes, com alguns quilômetros de distância entre elas.
A WEG
A WEG ter sido selecionada para esse projeto é um resultado de toda a experiência e qualidade na fabricação dos motores elétricos. A empresa catarinense já fornece os equipamentos para diversos setores industriais.
Outro ponto importante é a forte presença internacional da empresa de Santa Catarina, que já conta com fábricas e escritórios em mais de 30 países pelo mundo, o que, definitivamente, garante bastante visibilidade.
Essa parceria pode ser vista como um exemplo de como a indústria brasileira é capaz de se destacar no cenário global, oferecendo soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios que virão.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho16 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Empresas2 dias atrás
Log-In lucra R$ 26,5 mi no 1TRI25, alta de 219%