Conecte-se conosco

Curiosidades

A fórmula do arroz perfeito: A ciência explica o poder da água fria e fervente

Publicado

em

O arroz é um dos alimentos mais consumidos, tanto no Brasil, quanto no mundo todo. Mas você sabe qual é a melhor forma de cozinhar esse grão? Será que faz alguma diferença usar água quente ou fria na hora de preparar o arroz? Conforme a ciência, a resposta é sim!

A temperatura da água usada para cozinhar arroz pode afetar o tempo de cozimento, a textura e até mesmo o sabor do arroz. Por isso, é fundamental saber qual é a melhor opção para cada tipo de arroz e para cada receita.

Água quente ou fria, qual a melhor?

A água quente acelera o cozimento do arroz, pois já está na temperatura ideal para que os grãos absorvam a água e fiquem macios. Além disso, ela ajuda a soltar o amido do arroz, fazendo com que o resultado seja um alimento mais soltinho e separado.

A água fria, por outro lado, retarda o cozimento do arroz, já que leva mais tempo para atingir o ponto de fervura. Isso faz com que os grãos fiquem mais firmes e menos amiláceos. Ela também preserva um pouco mais o sabor e os nutrientes desse alimento.

Então, qual é a melhor forma de cozinhar arroz, com água quente ou fria? Na verdade, tudo depende do seu gosto pessoal e do tipo de arroz que está sendo usado para o preparo.

Se preferir arroz mais soltinho e leve, a água quente será a melhor escolha, sendo um método ideal para arroz branco, basmati ou agulhinha, que são mais finos e delicados. Agora, se você prefere um arroz mais firme e consistente, a água fria é a opção ideal, sendo o método indicado para arroz integral, parboilizado ou japonês, que são mais resistentes.

A dica é experimentar os dois métodos e ver, na prática, qual deles é o seu preferido. Lembre-se que não existe uma forma certa ou errata na cozinha, mas sim diferentes formas, que irão proporcionar diferentes resultados.  

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS