Economia
A opção de garantia estendida não é recomendada. Veja o por quê
Você sabe o que realmente significa garantia estendida? Veja quais tipos de garantias existem, quais os benefícios de cada, e quando é recomendado optar pelo seguro.
Se você irá morar sozinho, ou na companhia de outras pessoas, é normal chegar em um momento em que você precise comprar alguma coisa nas lojas de eletrodomésticos. Entretanto, você sabe o que realmente significa Garantia Estendida?
Após a compra de algum utensílio doméstico o vendedor lhe questiona se você gostaria de optar pela garantia estendida do produto através de um pequeno acréscimo no valor, e talvez pareça atraente, pois nunca se sabe quando o produto pode estragar.
Mas, o que você normalmente esquece é que o produto em si já possui uma garantia de no mínimo 30 dias, direto de fábrica. Torna-se lucrativo para os estabelecimentos que fornecem este tipo benefício.
Contudo, será algo vantajoso a ser feito?
Na hora de acionar o seguro, é de extrema importância que o indivíduo saiba dos mínimos detalhes do contrato assinado, justamente para não obter surpresas desgostosas. De acordo com o chefe de gabinete do Procon-SP, Guilherme Farid, irá depender de pessoa para pessoa, na hora de optar pela garantia, e compara com a garantia do seu carro, pois é algo que você usufruirá por longo período. Neste caso, valeria a pena optar pelo seguro estendido. Só no ano de 2020, foram registradas 1500 reclamações referentes ao seguro de produtos.
Quais os tipos de garantia existem?
Garantia Legal Predita no Código de Defesa do Consumidor (CDC) – É gratuita e não requer contrato escrito. Tem uma durabilidade de 30 dias para objetos não duráveis e 90 dias para mercadorias duráveis.
Garantia Contratual – Esta garantia necessita da presença de um contrato por escrito, abordando detalhes oferecidos pelo vendedor. Ela totaliza com a garantia legal, citada anteriormente, com um prazo de nove meses, porém é popularmente chamada de “um ano de garantia”.
Garantia Estendida – E finalmente chegamos na popular Garantia Estendida, que tem tirado muitas vezes o seu sono. Ela conta com a presença de um contrato, como a garantia anterior, porém, ela é opcional e necessita de pagamento. Pode ser fragmentada em original, ampliada e diferenciada.
- A original é igualmente parecida com a Garantia Contratual, contudo ela oferece um benefício.
- Já a ampliada, é estendida o tempo da garantia original de fábrica.
- Por fim, a diferenciada possui o privilégio incrementado no contrato, mas o prazo de vencimento é menor.
Fica ligado no contrato
Se você não abre mão de uma garantia extra, exija os dados subsequentes:
1. Direitos obtidos;
2. Prazo de garantia original;
3. Dados que a garantia não cobre;
4. Valor total a ser efetuado;
5. Se determinada loja tem o dever de dar assistência, caso haja a possibilidade da seguradora rejeitar o auxilio.
Quando optar pelo seguro?
Referente a produtos de alto valor e que serão utilizados em longo prazo, como por exemplo, geladeira, celulares, televisores, é preferível optar pelo seguro, pois em determinada situação o consumidor pode sair em desvantagem ao pagar um valor exorbitante. Ao acionar tal opção, terá um determinado valor acrescentado nas parcelas feitas para pagar o seguro em conjunto com o objeto adquirido.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp