Saúde
A Origem dos cabelos grisalhos finalmente desvendada: Saiba o motivo!
Temidos e amados por alguns, os cabelos brancos são o motivo da preocupação de bastante gente. Porém, uma descoberta recente pode colocar um fim à eles!
Boa notícia para quem está literalmente de “cabelos brancos“: cientistas da Universidade de Nova York (NYU) anunciaram que descobriram o que há por trás do surgimento dos temidos fios grisalhos!
Segundo eles, existe uma relação direta entre as células-tronco do folículo piloso e os melanócitos (células envolvidas na pigmentação).
Sabendo disso, terapias celulares podem ser desenvolvidas para reverter ou, pelo menos, retardar esse processo de clareamento do cabelo. Um estudo completo detalhando essa descoberta foi publicado na revista Nature e os resultados são impressionantes.
Conforme os dados obtidos, algumas células-tronco têm a capacidade única de se transformar em outros tipos de células em todo o corpo, além de poderem mover-se entre diferentes compartimentos dentro dos folículo pilosos e realizar funções de maturação e coloração capilar.
Assim, descobriu-se que, com o tempo, elas vão sendo privadas dessa capacidade de movimentação, “se perdendo”, por isso, nossos cabelos ficam sem cor.
Haverá por fim uma cura para o problema?
A equipe de cientistas da NYU Grossmann School of Medicine, que realizou todo o estudo, argumenta que a confirmação de suas descobertas por meio de análises adicionais poderia realmente reverter ou prevenir o aparecimento de cabelos grisalhos!
A pesquisa analisou células-tronco de melanina (McSCs) oriundas de material coletado de camundongos, então ainda não se sabe se o processo é o mesmo em humanos.
O posicionamento das McSCs nos folículos pilosos aparenta ser o principal meio de maturação do pelame. Ao auxiliar os melanócitos imobilizados a voltarem a se movimentar, as proteínas do pigmento responsáveis pela cor podem voltar ao seu lugar original.
Aqui está a promessa da descoberta: a coloração do cabelo é controlada pela proliferação contínua dessas células-tronco nos folículos pilosos.
Durante o crescimento normal dos fios, as células continuam a migrar entre os compartimentos em desenvolvimento, onde são expostas a sinais que afetam a maturidade.
Dependendo de onde estão, os McSCs passam de seu estado de célula-tronco mais primitivo para o próximo estágio de maturação, e a falha desse processo causa o “albinismo”.
Afinal, a medida que envelhecemos, nosso cabelo cai e volta a crescer continuamente. Então, as McSCs ficam aprisionadas no compartimento folicular, acumulam-se e ali permanecem sem alterar seu estado maturacional.
Resta agora aos pesquisadores, por fim, descobrir como essas estruturas podem ser manipuladas para eventualmente retornar através do folículo piloso, aposentando finalmente as tinturas capilares, largamente comercializadas no mercado.

-
Tecnologia1 dia atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Carreira2 dias atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia1 dia atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Tecnologia14 horas atrás
Sam Altman projeta um futuro em que o ChatGPT lembrará “toda a sua vida”
-
Política15 horas atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana