Conecte-se conosco

Economia

A pandemia e a pós-pandemia: a inovação trabalhista das empresas

A empresa Korn Ferry aponta seis seis tendências que demonstram os desafios que as empresas vem enfrentando no mercado de trabalho durante a pandemia da COVID-19. Saiba mais lendo a matéria.

Publicado

em

Crédito: Suno

Devido a pandemia de COVID-19, o mundo passou por severas mudanças, tanto na escala macro quanto na micro. Nesse sentido, em consequência de dinâmicas que visavam a segurança populacional, diversos setores sociais sentiram a necessidade de reinventar-se, no intuito de adaptar-se aos processos que a sociedade global, começou a vivenciar. Desse modo, as empresas passaram a adotar um regime de trabalho remoto, obviamente, visando manter a produção e os trabalhadores empregados, na medida do possível.

Em vista disso, analisando o cenário nacional, Fernando Guimarães, diretor da Korn Ferry da América do Sul em Estratégias Organizacionais e de Talento, apontou seis tendências que demonstram os desafios que as empresas vem enfrentando nesse período atípico, sendo esses: um pensamento que rompa com as estruturas hierárquicas, produções personalizadas, o auxílio de máquinas no aprimoramento das atividades cotidianas do trabalhador, o processo de (re)imaginação do modelo de trabalho que poder-se-ia romper com o modelo capitalista contemporâneo, além da capacidade de inovação que transcenda as fronteiras industriais.

Não obstante, o cenário analisado pela Korn Ferry, aponta para um mundo pós-pandemia, no qual 78% das empresas, possivelmente, irão manter seus funcionários em regimes híbridos de trabalho — essa dialética que envolve o trabalho presencial e remoto. Todavia, Tácito Nobre, Sócio Sênior da Korn Ferry, enfatiza que as empresas precisam ater-se às demandas oriundas das transformações da dinâmica do mercado de trabalho, “cada vez mais conseguimos notar casos de empresas querendo se transformar e aderir a este conceito de plataformas, de estar presente no ecossistema digital do seu setor. Essa é uma questão que já vem de alguns anos e atualmente é possível observar que as novas empresas também estão preocupadas com isso, o que pode ampliar ainda mais as possibilidades do mercado, principalmente para o setor do varejo que já tem uma estrutura mais madura em relação a utilização do marketplace“, aponta o Sócio Sênior.

Nesse sentido, as tendências supramencionadas, de acordo com os especialistas da Korn Ferry, possivelmente, irão transformar a forma como as empresas atuam no mercado de trabalho visto que a internet possibilita, basicamente, a compreensão do tecido espacial — como é o caso das reuniões feitas pelas plataformas digitais que antes da pandemia não eram tão utilizadas. Tácito Nobre ainda acrescenta que “o sucesso dos negócios depende de uma visão em conjunto de todas as tendências, para que seja possível visualizar o potencial e as oportunidades que cada uma pode oferecer, alavancando assim os resultados”.

Por fim, a Korn Ferry é uma empresa global que trabalha com consultoria organizacional auxiliando seus clientes no alinhamento de estratégias e talento, proporcionando um melhor desempenho. A empresa atende mais de 8.000 colegas em 50 países abordando cinco soluções fundamentais: Estratégia organizacional; Avaliação e sucessão; Aquisição de talentos; Desenvolvimento de lideranças e Remuneração e benefícios. A empresa também desenvolve pesquisas voltadas para o âmbito da liderança, comportamento empresarial, recursos humanos entre outros temas.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS