Conecte-se conosco

Economia

A partir de quantos dias de atestado passa a receber o INSS 2022?

Vários trabalhadores devem ter essa dúvida: a partir de quantos dias afastado o trabalhador passa a receber o benefício do INSS?

Publicado

em

Saque INSS

Ninguém está livre de ficar doente, sofrer um acidente ou, por algum motivo de saúde, ficar impossibilitado de trabalhar. Mas uma dúvida que ainda existe é a partir de quantos dias o trabalhador passa a receber o auxílio-doença do INSS.

Para o trabalhador receber o benefício, ele precisa ter recebido do médico um atestado superior a 15 dias de afastamento, e ainda passar por uma perícia com o médico do próprio INSS para confirmar a condição. Se confirmada, a empresa paga até o 15º dia de afastamento, e após esses dias, o auxílio passa a ser responsabilidade do INSS.

Para casos de suspeita de infecção com a Covid-19, o governo publicou a portaria nº 14, que alterou o período de afastamento para pessoas que precisam ficar em quarentena. Agora, só é necessária a apresentação de atestado se o afastamento for superior a 10 dias.

Porém, este caso segue a mesma regra dos 15 dias. Assim, se o afastamento por Covid for superior a esse período, fica sob responsabilidade do INSS o pagamento do benefício.

Quem tem direito ao benefício?

Quem pode solicitar o benefício de afastamento do INSS são trabalhadores de carteira assinada em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e autônomos que contribuem com o INSS. Para solicitar o pagamento do INSS 2022, é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição.

Caso o trabalhador que precise do benefício trabalhe em uma empresa privada, o próprio empregador informa o INSS a partir do 16º dia de afastamento. Se o trabalhador for autônomo, é necessário entrar no site Meu INSS e agendar a perícia. Ou, se preferir, você pode ligar no 135 para fazer a solicitação. De qualquer forma, será preciso informar o CPF, RG, carteira de trabalho e documentos que comprovem as contribuições para fazer a solicitação.

Você precisa estar na agência do INSS no dia e horário marcados para realização da perícia, ou aguardar a perícia domiciliar, caso esteja impossibilitado de se locomover até a agência. Depois disso, você pode acompanhar a solicitação pelo site, na aba “Resultado de Requerimento/Benefício por Incapacidade”.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS