Empresas
A relação entre a voz e a imagem pessoal
Quando falamos sobre uma construção competente da imagem pessoal não podemos deixar de citar a voz. Saiba mais
Quando falamos sobre uma construção competente da imagem pessoal não podemos deixar de citar a voz. É necessário que a fala seja feita com clareza e objetividade, assim como o vocabulário escolhido para a situação em questão.
Veja também: Sua postura influencia seus resultados em uma entrevista de emprego
É imprescindível que se utilize um tom de voz e uma velocidade adequada para que o ouvinte entenda com naturalidade e interprete a mensagem de forma correta. Isso vale tanto para o ambiente profissional como para relações interpessoais!
A voz é uma característica que diz muito sobre a imagem que desejamos transmitir para as pessoas. É através dela que demonstramos as nossas emoções, nossas intenções, nosso estado de espírito, entre outros aspectos psicológicos que estão associados ao interlocutor.
Em treinamentos empresariais, um dos pontos mais trabalhados é o tom de voz, especialmente quando o ambiente é sobre o atendimento aos clientes, tanto por telefone quanto presencial. Depois através da voz o cliente percebe nossa boa vontade ou má vontade em prestar o serviço.
Em uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento Educação Continuada (CPDEC), que entrevistou aproximadamente 400 executivos de empresas brasileiras de grande porte, apontou que 90% dos profissionais fazem o reconhecimento de sua influência positiva ou negativa através da voz no interlocutor.
Através das características da voz do interlocutor é possível realizar algumas aferições como lento, mais ou o menos sociável, competente, inteligente e até uma pessoa que possui habilidade para posição de liderança.
Entre os entrevistados, 58,7% opinaram que as características vocais para um colaborador refletem de forma direta em sua personalidade. Geralmente, as pessoas com vozes vibrantes possuem uma capacidade de persuasão maior, já pessoas com tons de voz mais graves estão relacionadas às pessoas autoritárias e aquelas que possuem vozes agudas demonstram fragilidade.
Segundo 74,40% os entrevistados, o modo de voz o que mais causa irritação é a voz estridente, seguido pela voz (45,70%).
A escola de negócios da Duke University realizou um estudo que analisou o timbre da voz de 729 presidentes de empresas de grande porte e a conclusão foi que os profissionais que atuam com a voz e tem o conhecimento para utilizá-la e projetá-la, conseguem dominar a situação dos ambientes. os executivos que possuem vozes mais graves possuem salários mais altos e maiores estabilidade em seu cargo.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia10 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia24 horas atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]