Cotidiano
A verdadeira razão por trás da escolha do 12 de outubro como Dia das Crianças
A data existe desde 1924 e muitas pessoas ainda ignoram a sua real origem. Veja agora a história por trás da escolha da data.
Outubro é um mês especialmente conhecido por conta de um feriado muito especial e aguardado principalmente pelos pequenos: o Dia das Crianças, que é comumente comemorado em 12/10.
Logo, apesar de a data também ser lembrada como o dia da padroeira do Brasil, esse cunho religioso por vezes fica em segundo plano.
Isso porque, nesta ocasião tão especial, é normal haver diversas atividades voltadas para o público infantil nas mais diversas cidades. Inclusive, antes da lei que proibia a veiculação de publicidade infantil na TV aberta ser aprovada, a programação também era voltada especialmente para esse tema durante tal período.
Agora, você sabia que essa comemoração nem sempre foi desse jeito que conhecemos? Aliás, a origem da celebração encontra-se no Congresso Sul-Americano da Criança, evento ocorrido em outubro de 1923 no Rio de Janeiro, capital federal nesta época.
Por que 12 de outubro?
Como já foi abordado anteriormente, o feriado do dia 12 de outubro não ocorre somente por conta do Dia das Crianças, e sim pelo feriado religioso de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, considerada a Padroeira do Brasil pela Igreja Católica Apostólica Romana.
Entretanto, o dia foi implementado para lembrar os baixinhos devido ao evento mencionado ao final do primeiro texto, onde foram debatidas pautas extremamente importantes para a proteção dos direitos infantis ao redor de todo o mundo, conforme informações da BBC Brasil.
Assim, tanta repercussão acabou chamando a atenção de um proeminente político recém-eleito na época, o deputado federal Galdino do Valle Filho. O parlamentar foi tocado pela sensibilidade e importância da pauta e criou uma proposta para que a data fosse instituída em nome de todas as crianças do país.
Seguidamente, após cumprir todos os trâmites legais necessários, o projeto foi aprovado pelos seus pares na Câmara e no Senado, obtendo a sanção do então presidente Arthur Bernardes, em novembro do ano de 1924. Apesar de relatos daquele tempo indicarem que de início a ideia não foi bem aceita, isso acabou eventualmente mudando.
As razões para tal se devem a uma campanha de marketing bastante agressiva desenvolvida pela Estrela, uma imponente empresa fabricante de brinquedos, muito famosa no Brasil. De modo a tirar proveito da novidade, o empreendimento lançou uma campanha intitulada “Semana do Bebê Robusto”, visando impulsionar suas vendas.
Logo, no ano posterior, a multinacional Johnson & Johnson tomaria o mesmo rumo para destacar-se na publicidade, com o lançamento do concurso “Bebê Johnson”, que pedia que os clientes enviassem fotos de seus filhos para os organizadores. Consequentemente, as imagens vencedoras sairiam em revistas, jornais e levariam premiações.
Por fim, foi por conta disso que o Dia das Crianças acabou caindo no gosto popular e se tornou o que é hoje. Mas é importante salientar que tudo foi pensado para lembrar da importância dos direitos e da proteção infantil, de modo que o comércio apenas pegou carona na iniciativa do poder público.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho11 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking