Conecte-se conosco

Curiosidades

A vida na antiguidade: Quanto tempo os humanos podiam viver?

Você já se perguntou quanto tempo viviam os humanos na Antiguidade? Confira o que dizem os estudos quando o assunto é expectativa de vida.

Publicado

em

Você já se perguntou quanto tempo viviam os humanos na Antiguidade? A resposta pode ser surpreendente. É importante ter em mente que a expectativa de vida média sempre dependeu de vários fatores, como a época, a região, a classe social, a alimentação, as doenças e as guerras.

De acordo com a ciência e diversos estudos desenvolvidos ao longo dos anos, a média de tempo de vida dos humanos antigos era de menos de 30 anos.

No entanto, é complicado afirmar isso com exatidão. As análises são realizadas com base em vestígios e fósseis encontrados ao longo dos anos, em diferentes lugares do mundo. Portanto, o resultado desses estudos é baseado nas etapas concluídas em diferentes épocas e objetos históricos descobertos.

Você sabe a diferença entre tempo de vida e expectativa de vida?

Tempo de vida pode ser medido com base na vida de pessoas específicas. É o caso, por exemplo, de relatos de pessoas que viveram por mais de 100 anos e se tornaram símbolos mundiais.

Até hoje, a pessoa que viveu por mais tempo, de acordo com os registros, foi Jeanne Louise Calment, uma francesa que faleceu aos 122 anos e aparece no Guinnes World Records.

Quando falamos sobre expectativa de vida, estamos falando do tempo médio de vida dos humanos de acordo com determinada época. No caso dos brasileiros, por exemplo, a expectativa de vida atual era de 77 anos, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano passado.

Sobre a longevidade dos humanos antigos

Segundo um estudo divulgado na revista American Journal of Physical Anthropology, é comum o registro de saltos na expectativa de vida de acordo com os períodos antigos.

O aumento da longevidade, expresso como a proporção de adultos que sobrevivem até a idade adulta, representa uma forma importante pela qual os europeus do Paleolítico Superior [50 mil anos a 12 mil anos a.C.] se diferem das populações europeias anteriores”, contam os cientistas envolvidos no estudo.

Outro estudo divulgado na revista Journal of Molecular Evolution reafirma a ideia de que os humanos viviam cerca de 30 anos na Antiguidade. “A duração da vida começou a aumentar para depois dos 30 anos, aproximadamente há 30 mil anos”, apontam as análises apresentadas na revista científica.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS