Agronegócio
Abacateiro: a fruta que você pode cultivar em casa
Quer ter abacates sempre ao alcance das mãos e em tempo recorde de colheita? Aprenda a cultivar essa incrível fruta em vasos e aproveite todos os seus benefícios.
Você sabia que é possível cultivar abacate em vasos e colher os frutos em tempo recorde? Isso mesmo, você pode ter todos os benefícios dessa fruta incrível ao alcance das mãos.
A seguir, vamos te ensinar o passo a passo para ter uma mini plantação de abacate na sua casa, aproveitando o espaço e economizando dinheiro. Confira!
Como plantar abacate em vasos?
Imagem: Sandid / Pixabay
O abacate é uma fruta deliciosa e nutritiva, que pode ser consumida de diversas formas: na salada, no sanduíche, no suco, na vitamina, no sorvete e até no chocolate. Além disso, ele tem vários benefícios para a saúde, como:
- é rico em gorduras boas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom;
- contém antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce;
- possui fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade;
- fornece vitaminas e minerais, como potássio, magnésio, ferro, cálcio, vitamina C, vitamina E e vitamina K.
Mas você não precisa ir ao mercado ou à feira para comprar abacate, você pode cultivar a sua própria árvore de abacate em um vaso e colher os frutos em tempo recorde, para tal, basta seguir os passos abaixo.
Faça a mágica do abacateiro acontecer!
1. Escolha um caroço de abacate maduro e limpo. Lave bem o caroço e seque com um papel toalha. Em seguida, espete três ou quatro palitos de dente na parte mais larga do caroço, formando uma espécie de tripé.
2. Coloque o caroço em um copo ou jarra com água, de forma que a parte mais estreita fique para cima e a parte mais larga fique submersa na água. Troque a água a cada dois ou três dias para evitar fungos e bactérias.
3. Espere o caroço brotar. Esse processo pode levar de duas a seis semanas, dependendo das condições climáticas e da qualidade do caroço. Você perceberá que ele rachará e, por consequência disso, surgirá uma raiz na parte de baixo e um broto na parte de cima.
4. Quando o broto tiver cerca de 15 cm de altura, corte a ponta dele para estimular o crescimento de mais ramos. Depois, transfira o caroço para um vaso grande e fundo, com furos na parte inferior para drenar a água. Use uma mistura de terra adubada e areia para preencher o vaso.
5. Regue o caroço regularmente, mantendo a terra úmida, mas não encharcada. Coloque o vaso em um local com bastante luz solar indireta e protegido do vento e do frio excessivo.
6. Quando o caule chegar a 20cm, é hora de fazer o enxerto. Para isso, use um estilete esterilizado para fazer um corte na altura dos 20cm do caule no sentido horizontal e um corte diagonal de baixo para cima 2cm abaixo do primeiro corte. Repita os dois cortes no galho do abacateiro.
7. Envolva o caule e o galho em plástico filme para que ambos fiquem firmes e se desenvolvam melhor. Retire o plástico depois de 4 meses.
8.. Acompanhe o desenvolvimento da sua árvore de abacate. Ela deve demorar apenas alguns meses para dar os primeiros frutos. Você vai se surpreender com a quantidade e a qualidade dos abacates que colherá.
-
Tecnologia2 dias atrás
Desativar ESTA função do celular evita tentativas de golpe: proteja-se!
-
Agronegócio2 dias atrás
Zamioculca: segredos que ninguém te conta sobre cultivar a planta da fortuna
-
Agronegócio13 horas atrás
Pouco conhecida no Brasil, banana azul conquista paladares pelo mundo
-
Cotidiano2 dias atrás
Churrasco sem fumaça, mas com sabor: brasileiros aderem a novas tendências
-
Empresas2 dias atrás
5 maiores empresas brasileiras – saiba qual lidera com sobra
-
Carreira2 dias atrás
No Brasil, mercado financeiro tem alta demanda e salários acima dos R$ 40 mil
-
Cotidiano17 horas atrás
Adeus, teto de vidro! Pedreiro ensina técnica simples para acabar com infiltração no telhado
-
Economia2 dias atrás
Legados imortais: Michael Jackson e outros famosos lucram milhões mesmo após a morte