Conecte-se conosco

Automobilística

Abastecer em certos horários é mais barato? A verdade por trás do boato

Confira se a questão da hora do dia pode ou não influenciar no preço dos combustíveis.

Publicado

em

Os valores da gasolina e do diesel no Brasil não estão nada amigáveis. Segundo a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP), o valor médio dos combustíveis em território nacional oscila acima de R$ 5,85. Essa situação faz com que os motoristas façam de tudo para tentar economizar sempre que possível.

Inclusive, existe uma história bastante interessante que se difundiu muito entre os condutores. Muitos afirmam que existem alguns horários do dia em que o preço pago para abastecer sai mais em conta. Mas será que essa afirmação possui algum fundamento ou se trata apenas de mais uma notícia falsa?

A hora pode ou não influenciar nos preços?

De acordo com um conteúdo veiculado pelo famoso site Autoesporte, inteiramente dedicado à área automotiva, caminhões que percorrem grandes trajetos pelas estradas brasileiras costumam abastecer entre as 6h e 10h, conforme atestam informações da ValeCard, uma companhia especializada em gestão de frotas.

Frequentemente, Marco Lassen, especialista em combustíveis, alega que a densidade das misturas realmente pode variar conforme a temperatura apresentada pelo ambiente. Logo, à medida que essa marca sobe, tal densidade vai diminuindo.

“Como o volume é calculado dividindo a massa de produto pela densidade, quanto menor for o valor da densidade, maior será o volume. Assim, podemos dizer que quanto maior a temperatura, maior o volume do combustível.”

Porém, apesar de a teoria física ser correta, isso não pode ser aplicado aos postos comuns, onde os motoristas costumam frequentar pontualmente para completar o tanque. Isso se deve ao fato de que as estruturas de armazenamento desses locais são subterrâneas, ou seja, ficam abaixo da superfície da terra.

Resumindo, esses locais não sofrem com as mudanças bruscas de temperatura. Aliás, Lassen também afirma que, nesses casos, a variação é muito pequena e não possui impacto suficiente para alterar o preço final. Portanto, essa dica sobre a existência de um melhor horário para fazer o abastecimento é inútil.

Por fim, a única forma de realmente conseguir economizar é ficar de olho nas promoções feitas pelos estabelecimentos. Somente assim, o cliente poderá ter acesso às melhores ofertas e obter um combustível mais em conta.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS