Conecte-se conosco

Economia

Abertura de vagas nos EUA perde ritmo e taxa de desemprego recua para 8,4% em agosto

Foram criadas 1,371 milhão de vagas fora do setor agrícola no mês passado, ante 1,734 milhão em julho.

Publicado

em

A abertura de vagas de trabalho nos EUA ficou ainda mais lenta em agosto após o fim o apoio governamental, movimento que ameaça a recuperação econômica do país.

Em relatório, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos mostrou que foram criadas 1,371 milhão de vagas fora do setor agrícola em agosto, queda em relação a 1,734 milhão em julho. A projeção de economistas consultados pela Reuters era de 1,4 milhão de novos postos de trabalho no mês passado.

Já a taxa de desemprego foi de 10,2% em julho para 8,4% no mês passado, ficando além das expectativas de 9,8% dos economistas.

A Casa Branca e o Congresso vêm sendo pressionados por empresas para retomarem as negociações de outro pacote fiscal, enquanto elas anunciam mais demissões e licenças. A situação do emprego deve ser munição política para democratas e republicanos há dois meses da eleição presidencial.

Em julho, um suplemento semanal de 600 dólares dado ao desempregados acabou em julho, e outros programas para auxiliar as empresas a pagarem salários já venceram ou estão prestes a vencer.

A forte recuperação na atividade econômica observada depois de uma quase completa paralisação causada pelo fechamento de empresas em meados de março é creditada pelos economistas ao governo norte-americano.

Mesmo com a queda no número de infecções pelo coronavírus, ainda há muito pelo que se preocupar, já que a maioria dos postos de trabalho registrados na pesquisas são de trabalhadores que estão sendo chamados de volta das licenças ou dispensas temporárias.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS