Conecte-se conosco

Economia

Abono de R$ 2 mil e 14ª salário do INSS serão liberados aos aposentados?

Medidas propõem um pagamento extra ao final deste ano para quem é beneficiário da autarquia. Conheça os dois projetos de lei em tramitação.

Publicado

em

Aprenda a aumentar o valor da aposentadoria com apenas uma contribuição

Medidas de apoio financeiro aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram criadas no ano passado durante a pandemia da Covid-19 e seguem em discussão até os dias atuais. Entre elas o abono extra de R$ 2 mil e o 14º salário emergencial do INSS.

Leia mais: 3 dicas para escolher o cartão de crédito ideal para o seu bolso

A primeira diz respeito ao Projeto de Lei (PL) nº 3657/2020, que atualmente tramita no Senado e propõe o pagamento de um 14º salário aos segurados da autarquia no final deste ano. A medida, elaborada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), determina que o benefício tenha o mesmo valor do 13º recebido pelo beneficiário.

Já a segunda proposta, trazida pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) à Câmara, cria o abono extra, com repasse em 2021. Elaborada pelo Projeto de Lei (PL) nº 4.367/2020, há uma limitação do valor do benefício de até dois salários mínimos.

Nesta semana, o PL 3657/20 foi enviado para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal para apreciação. Sobre as chances de aprovação, será preciso encontrar um espaço fiscal para o financiamento da medida, na definição de onde serão retirados os recursos. Até lá, resta aguardar o andamento de cada uma das propostas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS