Empresas
Ação coletiva acusa Burger King de propaganda enganosa
Judiciário dos Estados Unidos se recusa a arquivar denúncia feita contra a rede de restaurantes e o caso vira motivo de polêmica na web.
Sem sombra de dúvidas, a Burger King é uma das redes de fast-food mais conhecidas do mundo, sendo conhecida como um grande rival da famosa e consagrada marca McDonald’s. Entretanto, como todo grande negócio, a empresa constantemente se vê envolvida em alguma polêmica relacionada a algum dos seus produtos.
Recentemente, um caso viralizou nas redes sociais: um juiz dos EUA rejeitou o pedido da multinacional destinado a solicitar o arquivamento de uma ação judicial movida contra a companhia. No texto do processo está descrito que os clientes foram enganados quanto ao real tamanho do sanduíche Whopper.
O que motivou a ação?
A principal alegação é de que a propaganda veiculada pela BK fez com que o produto parecesse bem maior do que realmente era. Por sua vez, a decisão foi tomada pelo magistrado distrital de Miami Roy Altman, que alegou que a marca deve se defender contra as acusações que, inclusive, equivalem a quebra de contrato.
A questão se trata de uma ação coletiva, ou seja, vários indivíduos diferentes se uniram para entrar na justiça e pedir reparação legal. Os reclamantes acusam a lanchonete de retratar os hambúrgueres de forma irreal, com ingredientes que fazem o item parecer cerca de 35% mais volumoso e com mais carne do que a versão real.
Em sua defesa, a organização alegou que não possui a obrigação de entregar alimentos que realmente se pareçam com as imagens publicitárias, mas o juiz que conduz o caso disse que tal decisão caberá aos jurados.
A decisão do judiciário norte-americano se tornou pública na última sexta-feira (25/08), e, com isso, as pessoas podem prosseguir com os trâmites para obter uma indenização da instituição. Na última terça-feira (29/08), quando foi questionada sobre o que faria, nem a firma nem seus advogados responderam aos questionamentos da imprensa.
Tal situação abre várias discussões sobre a maneira que a publicidade afeta nossas vidas, além da responsabilização de quem veicula anúncios em cumprir ou não aquilo prometido explicitamente. Agora, se mais pessoas seguirem esse exemplo, a Burger King ainda terá muitos problemas no futuro.

-
Empresas2 dias atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Carreira18 horas atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Economia2 dias atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças20 horas atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Tecnologia6 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Tecnologia1 dia atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças8 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados