Automobilística
Acelere com o renovar: Incentivos turbo para trocar seu carro!
Planeja trocar seu carro velho por um novo? O Programa Renovar poderá ser ampliado de forma a incentivar essa troca.
O governo vem estudando a possibilidade de ampliar o Programa Renovar, de forma a incentivar que os proprietários troquem seus veículos antigos por novos modelos, renovando, assim, a frota de veículos do Brasil.
A possibilidade de ampliar o programa foi comentada por Fernando Haddad, ministro da Fazenda, após reunião com o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.
A ideia de incentivar a troca de veículos mais antigos é justamente para diminuir a emissão de poluentes, reduzindo, dessa forma, os danos ao meio ambiente causados por veículos mais velhos. Como informado por Haddad, essa proposta deverá ser analisada e, se aprovada, poderá ser implementada facilmente.
Mas é comum que, ao pensar em um incentivo, logo venha a preocupação: De onde sairá esse dinheiro? Segundo o ministro, o Programa Renovar já possui recursos reservados. No entanto, Haddad também comenta que os recursos não sairão dos cofres públicos, e sim virão dos fundos das petroleiras.
O programa não possui uma data para entrar em vigor, muito menos foi divulgado pelo ministro qual seria o valor para incentivar os proprietários de veículos a trocarem seus carros.
Programa Renovar
O Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária, conhecido como Programa Renovar, foi lançado durante o ano de 2022 pelo antigo Governo do ex-presidente Bolsonaro (PL). Essa medida é fundamentada pela Lei nº 14.440/2022 e suas regras são regulamentadas de acordo com o Decreto nº 11.276/2022.
Esse programa possui a intenção de incentivar que, de forma voluntária, saiam de circulação ônibus, micro-ônibus, vans, caminhões, entre outros veículos que tenham mais de 30 anos ou que não cumpram com os parâmetros técnicos.
Dessa maneira, o objetivo do Programa Renovar é trazer mais produtividade, competitividade e eficiência logística para o Brasil, oferecendo, ainda, mais segurança nas estradas e diminuindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade de vida dos trabalhadores que lidam com transporte.
O programa funciona de forma a unir ações públicas e privadas. Dessa forma, a União deve ser a responsável por ofertar recursos que possibilitem a recompra de caminhões que já estão no final de sua vida útil.
Enquanto isso, as empresas privadas serão as responsáveis por ofertar serviços e produtos que tragam vantagens no momento de adquirir novos veículos. Como seguros, revisões, consórcios, garantia estendida, entre outros.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp