Economia
Alterações no acordo de fusão com a PSA fazem ações da Fiat Chrysler disparar
Papeis da Fiat Chrysler listados em Milão subiam mais de 11% nesta manhã.
Depois que a Fiat Chrysler (FCA) e a francesa PSA revisaram os termos de seu acordo de fusão, as ações das montadoras tiveram alta significativa em Milão nesta terça-feira. Os acionistas terão direito a um pagamento menor, mas ganharão uma fatia em outra empresa.
Em Milão, os papeis da Fiat Chrysler saltaram mais de 11% nesta manhã, ao passo que os da PSA subiram aproximadamente 4%.
Em 2019, a FCA e a PSA, fecharam uma fusão para criar a Stellantis, a quarta maior montadora de automóveis do mundo. O acordo foi alterado, disseram as companhias, para economizar dinheiro e enfrentar melhor os efeitos da pandemia no setor automotivo.
Com as mudanças, a FCA cortará a parcela em dinheiro de um dividendo especial que seus acionistas deverão receber após a fusão de 5,5 bilhões de euros para 2,9 bilhões de euros.
Contudo, a PSA vai adiar o spin-off planejado de sua fatia de 46% na fabricante de peças de automóveis Faurecia até depois da conclusão do negócio. Com isso, todos os acionistas da Stellantis terão direito a ações de uma empresa com valor de mercado de 5,8 bilhões de euros.
Cada acionista da FCA e PSA receberá participação de 23% na Faurecia, levando em conta a estrutura de propriedade 50-50.
Os 2,6 bilhões de euros em liquidez adicional para o balanço da Stellantis e o aumento nas sinergias projetadas para mais de 5 bilhões de euros, ante 3,7 bilhões anteriormente, foram recebidos com otimismo pelos analistas.
Em nota, a corretora ODDO BHF disse que “em geral, as duas empresas saem como vencedores”.
“Das duas, a FCA está um pouco melhor no curto prazo, dada a estrutura do negócio e os inúmeros pagamentos aos acionistas nos próximos trimestres (potencialmente perto de 5 bilhões de euros contra a capitalização atual de cerca de 16 bilhões de euros).”
-
Tecnologia2 dias atrás
Há uma forma 'mágica' de recuperar mensagens apagadas no WhatsApp
-
Mundo2 dias atrás
3 países mais caros para viver em 2024; Brasil está na lista?
-
Saúde1 dia atrás
Sol em tons de vermelho pode gerar problemas à saúde
-
Economia1 dia atrás
Se você ganha R$ 10 mil por mês, está entre os mais ricos do Brasil
-
Finanças2 dias atrás
Como comprovar usucapião? Saiba tudo sobre modalidades e documentos necessários
-
Empresas2 dias atrás
Consumidores da Nestlé se revoltam com fim de amado chocolate
-
Economia2 dias atrás
O que é reduflação e como isso afeta a vida dos brasileiros?
-
MEI1 dia atrás
MEIs podem ter aumento no limite de faturamento anual