Automobilística
Acessórios de carro que fazem sucesso, mas são proibidos no Brasil
Confira alguns acessórios que, por mais populares que sejam, são proibidos pela legislação de trânsito brasileira. Evite multas e ande na regularidade.
Muitos brasileiros gostam de personalizar seus carros com acessórios que mudam o visual ou a funcionalidade do veículo. No entanto, alguns desses acessórios são proibidos ou permitidos com restrições, de acordo com a legislação de trânsito.
Pensando nisso, vamos falar sobre quatro acessórios de carro que, mesmo populares no Brasil, são proibidos. Assim, você pode andar com tranquilidade dentro da legislação e manter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) — e seu bolso — livres de penalidades.
Acessórios proibidos no Brasil
Engate de reboque
O engate de reboque é um dos acessórios mais comuns nos carros brasileiros. Muitos instalam o dispositivo sem ter nada para rebocar, acreditando que ele protege a traseira do carro em caso de colisão ou por questão estética.
Porém, nem todos os carros têm capacidade para tracionar reboques. Nesses casos, o engate é proibido e pode render multa e anotação de pontos na CNH.
Película nos vidros
A película G5 é outro acessório muito usado pelos brasileiros que querem escurecer os vidros do carro. Essa película tem apenas 5% de transparência, o que dificulta a visibilidade do motorista e dos agentes de trânsito. Por isso, ela é proibida e pode gerar as mesmas penalidades do engate.
Aparelhos de TV e reprodução de vídeo
As TVs instaladas na parte da frente do veículo em movimento também são acessórios proibidos. Elas podem distrair o motorista e causar acidentes. A legislação permite o uso de TVs apenas na parte traseira do veículo ou na dianteira, se estiverem integradas ao sistema de navegação ou de auxílio à manobra.
Envelopamento do carro
O envelopamento do carro é uma forma de mudar a cor ou o acabamento da carroceria sem pintar. Muitos brasileiros optam por esse acessório para personalizar seus carros ou proteger a pintura original. No entanto, o envelopamento é permitido apenas se a alteração não exceder 50% da área da carroceria.
Caso contrário, é preciso emitir documentos adicionais, como o CSV (Certificado de Segurança Veicular) e novas vias do CRLV-e e do CRV. Esses documentos devem constar que o veículo passou por modificação. Se o envelopamento for feito sem esses documentos, o motorista pode ser multado e ter o carro retido até a regularização.
Esses são alguns exemplos de acessórios de carro que são proibidos ou permitidos com restrições no Brasil. Antes de instalar qualquer acessório no seu veículo, consulte a legislação de trânsito e verifique se ele está de acordo com as normas vigentes. Assim, você evita multas, pontos na CNH e problemas com a garantia do seu carro.

-
Tecnologia2 dias atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Economia15 horas atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Saúde2 dias atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Mundo2 dias atrás
Zuckerberg, Gates e mais: famosos que optaram por não repassar a fortuna aos filhos
-
Tecnologia2 dias atrás
Evitar ligações indesejadas no WhatsApp é simples e nós te ensinamos como
-
Finanças2 dias atrás
Uma das cédulas mais antigas do Brasil pode valer até R$ 1.000 atualmente
-
Economia2 dias atrás
Financiamento de veículos recua 2,3% em março
-
Política18 horas atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira