Conecte-se conosco

Economia

Ações europeias contrariam tendência global e encerram em baixa

Publicado

em

Os papeis europeus recuaram nesta quarta-feira, contrariando a tendência de recuperação das ações globais após uma liquidação liderada pelas blue-chip, em um cenário de incerteza a respeito de estímulo fiscal nos Estados Unidos.

O índice FTSEurofirst 300 teve queda de 0,11%, a 1.414 pontos, acompanhado por perda semelhante no índice STOXX 600, que caiu 0,12%, a 365 pontos. O índice pan-europeu interrompeu uma série de ganhos acumulada em quatro sessões.

Os papeis de blue-chip perderam 0,3%, mas setor de saúde pesou mais sobre o índice de referência, com as ações de telecomunicações, mídia e empresas imobiliárias também despencando.

Em contrapartida, os mercados asiáticos e as ações de Wall Street reverteram as perdas desencadeadas pela fala do presidente dos EUA, Donald Trump, que suspendeu as negociações de um pacote de auxílio do coronavírus para até depois da eleição presidencial de 3 de novembro.

Ainda nesta quarta-feira, Trump pediu ao Congresso para que ofereça ajuda emergencial de 1.200 dólares para os norte-americanos e outro tipo de auxílio para companhias aéreas e pequenas empresas.

“Você pode ver isso em parte como uma tática de negociação. Você cancela as negociações agora na esperança de que os democratas cedam um pouco de terreno. Mas estou cético de que conseguiremos um acordo antes da eleição”, disse o analista de mercado sênior Craig Erlam, da Oanda.

No início desta semana, o ‘benchmark’ atingiu uma máxima em duas semanas após notícias da melhora no estado de saúde de Trump depois que ele testou positivo para a Covid-19, a despeito das agitação nas em meio a incertezas sobre a eleição no mês que vem.

Índices

O índice DAX, em FRANKFURT, teve alta de 0,17%, a 12.928 pontos.

O índice Ftse/Mib, em MILÃO, subiu 0,03%, a 19.435 pontos.

O índice CAC-40, em PARIS, recuou 0,28%, a 4.882 pontos.

O índice Financial Times, em LONDRES, desvalorizou-se 0,06%, a 5.946 pontos.

O índice Ibex-35, em MADRI, caiu 0,38%, a 6.910 pontos.

O índice PSI20, em LISBOA, tombou 0,10%, a 4.179 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS