Conecte-se conosco

Economia

Ações europeias despencam com novos lockdowns para conter a Covid-19

O índice alemão DAX fechou em queda acentuada de 4,17%, a 11.560 pontos.

Publicado

em

Os mercados europeus sucumbiram aos temores de mais paralisações para conter o coronavírus e fecharam em queda nesta quarta-feira, com destaque negativo para as ações alemãs, que amargaram sua pior sessão desde de junho, quando o governo determinou com um novo lockdown emergencial para evitar o surgimento de mais casos de Covid-19.

O índice alemão DAX tocou queda de 5% antes de mitigar o recuo e fechar com tombo de 4,2%, seu menor nível em cinco meses. Fontes dizem que o governo alemão deve fechar bares e restaurantes a partir de 2 de novembro, mas medidas ainda não foram estabelecidas.

O índice pan-europeu STOXX 600 sucumbiu 3%, sua maior perda diária mais em cinco semanas. O principal índice da França chegou a recuar 3,4% antes de um discurso do presidente Emmanuel Macron marcado para as 20h (16h, pelo horário de Brasília), quando se espera que ele defenda o isolamento social.

“Notícias de lockdowns renovados… aumentarão as preocupações de crescimento na região, em um momento em que os indicadores de mobilidade já começaram a cair e os indicadores de pesquisa atenuaram”, disse o gerente de portfólio Mohammed Kazmi, da equipe de renda fixa da UBP.

“Isso provavelmente levará a presidente do Banco Central Europeu, (Christine) Lagarde, a permanecer ‘dovish’ em seus comentários na coletiva de imprensa de amanhã, traçando o caminho para uma maior flexibilização em linha”, acrescentou

Na quinta-feira, Lagarde deve começar sua discurso às 9h30 (horário de Brasília).

Nesse cenário, a Comissão Europeia propôs novas medidas tributárias e comerciais nesta quarta-feira para combater a pandemia na União Europeia, ao passo que fontes afirmaram que a Alemanha deve aumentar seus planos de endividamento em 2021 para custear novas iniciativas de alívio aos efeitos da crise da pandemia.

Índices

O índice Financial Times, em LONDRES, caiu 2,55%, a 5.582 pontos.

O índice DAX, em FRANKFURT, recuou 4,17%, a 11.560 pontos.

O índice CAC-40, em PARIS, cedeu 3,37%, a 4.571 pontos.

O índice Ftse/Mib, em MILÃO, despencou 4,06%, a 17.897 pontos.

O índice Ibex-35, em MADRI, perdeu 2,66%, a 6.474 pontos.

O índice PSI20, em LISBOA, registrou desvalorização de 2,23%, a 3.888 pontos.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS