Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

Ações fracionadas: Como comprar esse tipo de investimento?

Investimento tem crescido entre pessoas físicas brasileiras. Entenda o que são as ações fracionadas, como comprar e qual o perfil indicado.

Publicado

em

B3SA3

A quantidade de usuários, com apenas registro de pessoa física, que tem entrado na Bolsa de Valores no Brasil têm crescido a cada ano. Uma das razões é pelo fato desses investidores poderem realizar as operações pelo próprio celular, por meio dos Home Brokers de suas corretoras.

Com o aumento do número de pessoas operando, aparecem muitos questionamentos, sendo que um deles é do que seja as ações fracionadas e como comprá-las

O que são ações fracionadas?

A Bolsa de Valores possui ações negociadas em lotes padrões de 100 ações, já no mercado fracionário elas são negociadas por unidades que variam entre 1 a 99.

Desse modo, um lote com uma centena de ações pode conceber um valor de aporte elevado para o pequeno investidor que guardou parte do seu salário ou aos que estão em fase inicial na Bolsa de Valores, se sentindo inseguros com quantias altas.

Por exemplo, em um lote padrão de ações, no qual cada ação tenha o valor de R$ 30, para fazer a aquisição de um lote padrão, o investidor teria que aplicar cerca de R$ 3 mil. Isso é muito dinheiro para muitos e, principalmente, para os que estão em fase embrionária na área de investimentos.

Qual o perfil de investidores das ações fracionadas ?

Não existe um perfil específico para quem deve investir nas ações fracionadas, porém ele costuma ser de interesse dos pequenos investidores que não possuem muito dinheiro para colocar em apenas uma operação.

Outros que geralmente costumam se interessar pelo mercado fracionário são os investidores iniciantes.

Considerando que você esteja começando no mercado financeiro, é indicado estudar, analisar os ativos e ir aos poucos realizando pequenos aportes, enquanto aprende a dinamicidade do mercado. A esse público é recomendado investir pequenas quantias.

Ademais aos casos apresentados, existem situações que abrangem ativos arriscados, os quais muitas vezes é preferível investir em uma quantidade inferior de ações de uma companhia ao comprar um lote inteiro. Eis uma das causas de se comprar ações fracionadas.

É importante destacar que as ações fracionadas pagam igualmente aos dividendos de ações de lote padrão.

Como comprar ações fracionadas?

A princípio, para comprar ações fracionadas é necessário possuir cadastro em uma corretora que tenha reconhecimento na Bolsa de Valores e, após isso, acessar o Home Broker da corretora.

A letra “F” após o nome do ativo promove o reconhecimento das ações fracionadas. Veja o exemplo das ações da Bolsa de Valores brasileira, a B3:

Lotes padrão

Ação: Lote padrão

Açõe fracionadas

Açõe fracionadas

Para fazer a aquisição das ações fracionadas é só escrever o nome do ativo, com o “F” no final, e delinear o número de ações que almeja comprar. O modo de realizar a compra e a venda é um pouco distinta, variando do Home Broker de cada corretora.

O valor entre as ações de lote padrão e as ações fracionadas pode apresentar poucas variações, em razão dos ativos de lotes padrão possuírem margem de negociação superiores.

Dicas para investir

Ainda que qualquer um possa operar na Bolsa de Valores, é relevante estudar sobre os ativos, se preparar e ter consciência das baixas da Bolsa, já que o mercado não vive só de alegria e números positivos.

Outra dica é dar preferência para as corretoras que não arrecadam taxas de corretagem. E caso queira saber mais informações sobre ações, acesse o site da B3.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS