Conecte-se conosco

Economia

Acontecerá um aumento de até 36% no valor da conta de luz dos brasileiros

É melhor preparar o bolso, isso porque haverá um aumento na conta de luz. Esse aumento em alguns estados pode chegar a até 36%.

Publicado

em

Esse aumento na conta de luz acontece devido aos custos que foram deixados de lado no ano passado e voltam neste, além da alta dos encargos. O aumento da tarifa também possui outros catalizadores, mas esses são os principais.

O estado que vai receber a maior alta é o Amapá, onde já foi anunciado que a taxa de aumento ficará em 36,08%. Dos dezesseis estados analisados, dez vão receber um aumento de mais de 20%.

Mesmo que medidas para impedir um aumento no valor da conta de luz dos brasileiros tenham sido aprovadas, o reajuste da tarifa de luz acabou sendo autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

2021 x 2022

Os reajustes feitos em 2021 foram de mais de dois dígitos em cerca de 10 estados, entre os 26 pesquisados. O percentual mais caro do ano de 2021 ficou com a Enel Goiás, em 16,45%.

Já em 2022, o aumento foi maior. Dos 26 estados, 16 obtiveram taxas acima de 10% e 10 foram acima de 20%. E a mais alta do ano ficou por parte da Equatorial Amapá, com 36,08%.

Quanto à aprovação desse aumento de mais de 30%, a Aneel informa que aconteceu devido, principalmente, à CVA Energia, que sozinha pesou em 14,14%.

Segundo Helder Souza, diretor da Regulação do TR Soluções, outro motivo para tamanha alta foi a retirada do diferimento financeiro no ano de 2021. Sem esse diferimento, foi evitado que houvesse uma alta de 21,5%. Dessa maneira, a alta aprovada foi de 4,8%.

Isso pode ter sido vantajoso em 2021, no entanto, a retirada desse negativo financeiro deixado afeta a população agora em 2022.

Assim, para o evento agora de 2022 a retirada deste financeiro negativo impacta na percepção de aumento de custo para o consumidor de mesma intensidade“, explica Souza.

Além disso, outro fator que fez com que a alta não fosse ainda maior foi o empréstimo destinado à Conta da Escassez Hídrica. Por conta dessa compensação financeira, a taxa de aumento não foi ainda maior, principalmente na Equatorial Amapá.

No entanto, para impedir o reajuste de mais de 30% da Equatorial Amapá, parlamentares entraram com uma ação na Justiça, na qual afirmam que esse aumento é desproporcional e abusivo para com as 120 mil unidades consumidoras afetadas.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS