Conecte-se conosco

Finanças

Aderir ao saque-aniversário do FGTS pode bloquear saldo

Bloqueio acontece com trabalhadores que optam pela modalidade, inclusive em caso de demissão sem justa causa.

Publicado

em

O saque-aniversário do FGTS tem sido alvo de muitas discussões e polêmicas, especialmente devido ao bloqueio do saldo que ocorre quando o trabalhador adere a essa modalidade.

A proposta de eliminar tal restrição, feita pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, abre caminho para uma maior flexibilidade e acesso aos recursos do fundo de garantia.

Saque-aniversário do FGTS: o que muda na restrição

A possibilidade de sacar uma parte do saldo do FGTS anualmente costuma ser uma alternativa importante para muitos trabalhadores que necessitam de liquidez financeira.

Porém, o bloqueio do restante do saldo por dois anos tem sido apontado como uma limitação injusta, principalmente em casos de demissão.

A mudança na norma que permite o saque-aniversário do FGTS traz não apenas a possibilidade de acabar com o bloqueio do saldo, mas também de introduzir o crédito consignado utilizando o fundo de garantia.

Essa medida, que visa proporcionar mais opções e facilidades aos beneficiários, pode ser uma alternativa interessante para quem precisa de recursos extras.

No entanto, é importante destacar que, embora o saque-aniversário do FGTS ofereça mais flexibilidade, ele também restringe o acesso ao saldo integral em casos de demissão sem justa causa.

FGTS pode ser sacado ainda em caso de demissão sem justa causa, exceto se o trabalhador tiver escolhido o saque-aniversário do fundo – Imagem: reprodução

Mesmo com o bloqueio após um desligamento sem justa causa, o trabalhador que opta por essa modalidade ainda tem direito à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado no fundo.

Assim, é fundamental que os trabalhadores estejam cientes das regras e possibilidades oferecidas pelo saque-aniversário do FGTS antes de aderir a ele.

Caso optem por trocar para o saque-rescisão, é importante ficar atento aos prazos e procedimentos necessários para efetivar tal mudança.

Em poucas palavras, a proposta de eliminação do bloqueio do saldo do FGTS para os trabalhadores que recebem o saque-aniversário representa uma chance de maior acesso e flexibilidade no uso desses recursos.

Caberá aos beneficiários avaliar as vantagens e desvantagens da modalidade, levando em consideração suas necessidades e prioridades financeiras.

Formada produtora editorial e roteirista de audiovisual, escrevo artigos sobre cultura pop, games, esports e tecnologia, além de poesias, contos e romances. Mãe de três curumins, dois cachorros e uma gata, também atuo ativamente em prol à causa indígena no Brasil.

Publicidade

MAIS ACESSADAS