Conecte-se conosco

Empresas

Adeus Adblock? Google Pode Bloquear Uso no Chrome em 2024

Caso se concretize, tal resolução pode afetar vários navegadores

Publicado

em

O Google é o buscador mais famoso do mundo e possui uma política severa de repressão ao uso de bloqueadores de anúncios no YouTube. Dessa forma, a empresa também irá limitar a utilização de bloqueadores de anúncios na extensão Chrome a partir de 2024.

Logo, isso será realizado por meio de um polêmico formato de extensão chamado “Manifest V3”. Tal recurso foi anunciado há um ano e havia sido suspenso no final de 2022 após vários protestos de desenvolvedores e usuários. Entretanto, ele já possui data definida para retornar.

O adblock não poderá mais ser usado no Chrome?

O formato MV3 está em desenvolvimento desde 2018 e deve impactar de maneira direta os bloqueadores de anúncios, pois não faz uso de APIs essenciais, causando limitações na capacidade de rastreio de programas.

Inclusive, a ‘WebRequest’, que ainda pode ser encontrada nas extensões MV2, permite que os adblocks façam o gerenciamento de cookies e arquivos de páginas para bloquear propagandas. Também devem ser afetadas pela medida.

De acordo com o ArsTechnica, não há justificativa para uma mudança desta natureza, uma vez que o Manifest V2 está funcionando bem, sem qualquer limitação. Por sua vez, a companhia alega que as alterações devem demorar pelo menos 1 mês até que sejam implementadas na versão estável do Chrome.

Portanto, a previsão atual é que o projeto seja concretizado somente a partir de julho de 2024. Agora, só resta aos usuários especularem sobre qual será a resposta das máquinas quando os bloqueadores de anúncios pararem de funcionar.

Uma ONG norte-americana chamada Electronic Frontier Foundation (EFF) afirma que, diferente do que o Google pensa, o Chrome não usará menos recursos e muito menos obterá maiores níveis de segurança depois das mudanças propostas.

Por fim, uma saída para escapar disso seria migrar para outros navegadores como o Firefox e o Mozilla. Lembrando que este último também está implementando o Manifest V3, mas com a diferença de que isso será feito sem que haja alteração no funcionamento dos adblocks da plataforma.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS