Moedas
Adeus, cédulas? O fim do dinheiro de papel pode estar próximo!
Com o regulamento e início dos testes do real digital, as notas físicas podem estar perto da extinção. Entenda o projeto do Banco Central.
Inicialmente, trabalhadores eram recompensados através do escambo, ou seja, trabalhavam uma quantidade “x” de horas e tarefas, para no fim de suas obrigações receberem produtos, como alimentação e afins.
Depois, com o passar dos anos, surgiu a moeda física como meio de troca, durante o século 7 a.C., na Turquia. No começo, o dinheiro era feito em ouro ou prata, depois, em metais menos nobres, até que passou a ser feito como conhecemos, em papel-moeda.
No entanto, tudo isso pode estar perto de chegar ao fim, com o crescimento da popularidade dos métodos de pagamento digitais, principalmente no Brasil, onde o Pix demonstrou ser uma das melhores maneiras de transferir dinheiro instantaneamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Agora, o Banco Central divulgou as regras e deu início aos testes da sua própria moeda digital, o Real Digital. Com isso, a instituição pretende ter uma moeda que pode ser utilizada para pagamento de salários, ser mantida como saldo em conta corrente, realizar transações e muito mais.
Real Digital
O Real Digital, de acordo com o Banco Central, poderá ser utilizado até mesmo para realização de pagamentos para quem não possui uma conta desse tipo, através de transferência de saldo via QR Code ou algum outro método do tipo.
A diferença principal entre a criptomoeda estatal e o bitcoin e demais moedas digitais privadas e descentralizadas é que o foco da primeira é exatamente realizar pagamentos, além de se enquadrar na categoria Central Bank Digital Currency (CBDC), algo como Moeda Digital do Banco Central.
Um dos pontos-chave do real digital é que ele não sobe com a flutuação de preço, bem como proporciona uma certa economia para o governo em virtude de não ser necessária a emissão física da nota ou moeda.
De acordo com a entidade, a população não sentirá grandes mudanças no dia a dia, já que a utilização do real digital se assemelha muito com os meios utilizados atualmente, como o Pix e o cartão de crédito. Além disso, novas facilidades podem surgir, com contratos inteligentes, dinheiro programável e afins.

-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Tecnologia22 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira11 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia23 horas atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos