Conecte-se conosco

Automobilística

Adeus inesperado: Chevrolet pára produção do ícone automotivo no Brasil

A Chevrolet interrompe a produção do Onix, seu modelo mais popular, no Brasil devido à queda na demanda e fechamento temporário das fábricas.

Publicado

em

A Chevrolet anunciou na terça-feira (6) uma decisão inesperada que abala o mercado automobilístico brasileiro: a produção do Onix, um dos carros mais populares da empresa e da categoria de automóveis leves, será interrompida durante todo o mês de junho. Esse intervalo forçado na produção é consequência direta do fechamento temporário de duas de suas fábricas, localizadas em São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS).

A decisão de interromper a produção veio como resultado de uma demanda fraca por veículos novos, segundo informaram os Sindicatos dos Metalúrgicos locais. A Chevrolet, como outros fabricantes de automóveis, enfrenta desafios significativos em 2023, com uma série de fatores que afetam negativamente a procura por carros novos.

A indústria automobilística em crise

Os problemas na indústria automobilística não são novos. Empresas como Stellantis e Volkswagen também sofreram interrupções na produção recentemente, o que mostra uma tendência preocupante para o setor. Além da alta taxa de juros, que reduz o poder de compra do consumidor, um novo fator surgiu, prejudicando ainda mais a demanda por veículos novos.

Expectativas de redução de preços prejudicam as vendas

De acordo com informações do site Motor1, a expectativa por uma redução nos preços dos carros que custam até R$ 120 mil está fazendo com que muitos clientes desistam de suas reservas. Esta situação resultou em uma queda de 20% no volume de possíveis negócios apenas na primeira semana em algumas lojas e concessionárias de São Paulo.

Apesar de ser um veículo elegível para participar do programa de incentivo ao carro popular, com preço de entrada em torno de R$ 84 mil, a Chevrolet ainda não deu informações sobre uma possível alteração no preço do Onix. Este silêncio adiciona incerteza à já instável situação do mercado de automóveis brasileiro.

Publicidade

MAIS ACESSADAS