Conecte-se conosco

Automobilística

Onix supera o HB20: O embate dos compactos no mercado automobilístico!

O Onix, da Chevrolet, tomou a liderança de vendas do Hyundai HB20. Conheça os prováveis motivos do acontecimento.

Publicado

em

O Chevrolet Onix é um hatch compacto que tomou o mercado de assalto logo quando chegou ao Brasil, ao lado de outras opções de automóveis de passeio, como o HB20, da Hyundai, tanto é que a liderança de vendas se revezou entre os dois carros por muito tempo, desde 2021.

Isso porque, em 2021, o carro da Chevrolet figurava no pódio dos mais vendidos, mas, com a pandemia, a produção teve de ser interrompida, em virtude da falta de componentes. Assim, o veículo da Hyundai ocupou o posto e o manteve também em 2022, mas uma reviravolta aconteceu.

No ano passado, o HB20 passou por atualizações em seu design, que não vinha agradando os consumidores como aconteceu na primeira geração, com aprovação quase unânime no mercado. No entanto, nem mesmo essas mudanças foram capazes de retomar o pódio.

Nos meses de janeiro a abril de 2023, o Onix garantiu o primeiro lugar nas vendas de carros de passeio, contabilizando 28.902 emplacamentos. O segundo lugar, ainda é um Onix, mas em outra versão, a Plus, um sedã que emplacou 23.686 vendas. O HB20 ainda aparece no pódio, em terceiro lugar.

Por que o Onix é o carro mais vendido?

Como mencionado brevemente, a falta de peças pegou todo o setor automobilístico de surpresa, prejudicando a indústria durante todo o ano de 2021 e ainda parte de 2022. Agora, no entanto, a produção está novamente normalizada, o que impulsionou as vendas do hatch da Chevrolet.

Outro fator importante para a popularidade do carro é a rede de concessionárias da Chevrolet no Brasil, sendo uma das maiores do setor com aproximadamente 600 unidades espalhadas pelo país. Enquanto isso, a rival Hyundai conta com menos de 300 pontos de venda.

Além desses fatores, a Chevrolet — no caso a General Motors, proprietária da marca — adotou diversos esforços para popularizar ainda mais o Onix, por meio de descontos e campanhas publicitárias contínuas, que definitivamente surtiram o efeito esperado.

Fora todos esses motivos, o carro da Chevrolet é uma boa opção, além de parecer feito especificamente para o mercado brasileiro, com um design interessante, equipamentos modernos e úteis, além de um preço competitivo — infelizmente, ainda longe do que pode ser considerado “popular” — para a população local.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS