Automobilística
Adeus, internet nos carros? Metade no Brasil perde acesso!
O motivo dessa potencial desconexão é a mudança tecnológica que o Brasil está passando, rumo às redes móveis 4G e 5G.
Não tem como negar: vivemos em mundo onde praticamente tudo está conectado, e quem diria que até nossos carros entrariam nessa tendência? Sim, estamos falando de carros com acesso à internet, uma realidade que chegou ao Brasil em 2011 com o Chevrolet Agile, um modelo “popular” que abriu as portas para essa tecnologia.
Desde então, uma avalanche de veículos, dos mais variados tipos e preços, adotou a novidade, chegando a mais de 2,3 milhões de automóveis equipados com o recurso. Entretanto, há uma notícia não tão animadora: quase a metade desses carros pode perder o acesso à internet em breve!
A transição tecnológica e seus efeitos
O motivo dessa potencial desconexão é a mudança tecnológica que o Brasil está passando, rumo às redes móveis 4G e 5G. Essa evolução significa que as antigas redes 2G e 3G, que mantêm quase metade desses carros on-line, estão com os dias contados.
A expectativa é que essa mudança aconteça assim que as obrigações do leilão do 5G sejam cumpridas, o que está previsto para 2026, mas pode ocorrer ainda mais cedo.
Diante desse cenário, a Anfavea, que representa as montadoras, está em campanha junto ao Governo Federal e à Anatel, pedindo que o desligamento das redes antigas seja adiado. A preocupação é real: mesmo com a evolução para o 4G e 5G, muitos veículos no campo ainda dependem das redes 2G e 3G, e as montadoras têm a responsabilidade de manter esses serviços.
Além disso, há o temor de ações judiciais por parte dos consumidores se houver uma descontinuidade dos serviços. Atualmente, cerca de 19,85% dos veículos conectados dependem exclusivamente do 2G e 3G.
E não são só as montadoras que estão preocupadas. A Abecs, que representa as empresas de cartões de crédito e serviços, também pede um adiamento. Muitas das máquinas de cartão, principalmente as compactas, ainda dependem da rede 3G, e eles sugerem um prazo de pelo menos cinco anos para a transição.
Já a Anfavea sugere que o desligamento total das redes 2G e 3G ocorra somente após a completa implementação do 4G e do 5G por todo o país, incluindo a expansão da cobertura nas estradas, algo esperado para o final de 2029.
Quais carros serão impactados?
Vale lembrar que o pioneiro Chevrolet Agile, lançado em 2011, foi o primeiro a trazer essa tecnologia ao Brasil. Com o tempo, carros de luxo e importados, como Hyundai Sonata, Chrysler Pacifica, e modelos da Jaguar, Land Rover, BMW e Volvo, também entraram nessa onda.
Dos mais de 1 milhão de carros que serão afetados, apenas 250 mil têm um plano ativo com as operadoras. Mesmo assim, muitos motoristas podem sentir o impacto dessa mudança.
Então, enquanto aguardamos o desenrolar dessa história, que tal aproveitarmos nossa conexão enquanto ela ainda está por aí?
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