Conecte-se conosco

Tecnologia

Adeus, iOS 17: Estes iPhones não terão mais atualizações

iOS 17: iPhones antigos perdem suporte, enquanto modelos recentes trazem novos recursos e atualizações.

Publicado

em

Novo recurso da Apple.

A WWDC 2023 anunciou detalhes sobre o aguardado iOS 17, porém nem todos os modelos de iPhone receberão a atualização. Os usuários do iPhone X, iPhone 8 e 8 Plus ficarão sem suporte para o novo sistema operacional.

Os dispositivos anunciados em 2017 não receberão mais atualizações, sendo apenas os iPhones XS, XS Max, XR, SE (2020), SE (2022) e os modelos das linhas 11, 12, 13 e 14 elegíveis para adotar o novo software.

No ano passado, com o iOS 16, os iPhones 6S, 7 e 7 Plus ficaram de fora das atualizações. Porém, esses modelos “aposentados” não se tornam obsoletos imediatamente, apenas não podem adotar o novo iOS nem receber recursos de segurança no dia em que são lançados.

É importante ressaltar que a cada ano mais dispositivos ficam sem atualizações. Em 2024, quando o iOS 18 for lançado, é esperado que os iPhones XS e 11 também entrem na lista de não-elegíveis para suporte de novos sistemas operacionais.

A disponibilidade de atualizações varia de acordo com o modelo de iPhone utilizado

Os smartphones elegíveis para o iOS 17 receberão as novidades mais importantes, como a função “namedrop” para compartilhamento rápido de informações de contato, o modo StandBy, que permite exibir mais widgets úteis na tela de descanso, e a funcionalidade Check-In, para notificar amigos e familiares quando chegar em casa em segurança.

Porém, os usuários dos iPhones mais antigos enfrentarão limitações em alguns recursos mais sofisticados, que são exclusivos para os iPhones mais recentes. Por exemplo, as reações baseadas em gestos com efeitos de realidade aumentada no FaceTime exigem um iPhone 12 ou posterior.

Melhorias de autocorreção no teclado e sugestões de preenchimento automático também são restritas aos modelos iPhone 12 ou mais recentes. Além disso, a nova funcionalidade de acessibilidade chamada “Apontar e falar” está disponível apenas nos modelos Pro dos iPhones 12, 13 e 14, beneficiando pessoas com deficiências visuais.

Recursos adicionais no iOS 17

Uma das novidades é o Journal, uma ferramenta de diário que visa facilitar o acesso a recursos de anotações, permitindo que os usuários compartilhem seus pensamentos e sensações diariamente.

A Apple também anunciou que os usuários poderão enviar mensagens de voz em vídeo pelo FaceTime, tornando mais fácil deixar recados para aqueles que não atenderam a ligação. Além disso, será possível transcrever mensagens de voz em tempo real.

O app Mensagens, o mensageiro nativo do iPhone, agora permitirá o compartilhamento de localização (semelhante ao WhatsApp) e também transcreverá mensagens de áudio, função que seu concorrente deverá anunciar em breve.

O que esperar para o iPad com o lançamento do iPadOS 17?

O iPadOS 17, que também será lançado no segundo semestre, deixará de oferecer suporte para a maioria dos dispositivos anteriores a 2018 que o iPadOS 16 ainda suportava.

Publicidade

MAIS ACESSADAS