Automobilística
Adeus, placas antigas? Veja o que pode mudar no seu carro em breve
Saiba mais sobre o Projeto de Lei nº 3.214/2023, que propõe alterar o padrão das placas de veículos no Brasil, e quais são os argumentos do autor e dos críticos da medida.
Você se lembra quando as placas automotivas no Brasil mudaram para o padrão Mercosul, em 2018? Pois é, elas podem mudar de novo. Isso porque está tramitando no Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL) que defende que as placas voltem a exibir o estado e o município de registro do veículo.
O PL nº 3.214/2023 é de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC) e está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. Se for aprovado, seguirá para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para a Câmara dos Deputados.
O autor do texto diz que as informações sobre o estado e o município podem facilitar a identificação de um veículo em situações irregulares por parte das autoridades de trânsito e de segurança pública.
Além disso, ele afirma que as placas com identificação regional podem promover um “senso de identidade e pertencimento” e ajudar no levantamento de estatísticas turísticas.
Prós e contras o Projeto de Lei
O senador Esperidião Amin argumenta que as placas com identificação do estado e do município podem ajudar a polícia rodoviária, os agentes de tráfego e outros órgãos de fiscalização a cumprirem o seu trabalho de forma mais eficiente e precisa.
Ele cita como exemplos a recuperação de veículos roubados, furtados ou envolvidos em crimes, a aplicação de multas por infrações de trânsito e a verificação da regularidade dos documentos.
Por outro lado, há quem critique o PL por considerá-lo desnecessário, custoso ou ineficaz. Alguns argumentos contrários são:
- as placas no padrão Mercosul já possuem um código QR e um chip que permitem a consulta dos dados do veículo por meio de dispositivos eletrônicos, dispensando a necessidade de informar o estado e o município na placa;
- a mudança nas placas pode gerar custos adicionais para os proprietários de veículos, que teriam que trocar as placas atuais pelas novas, além de aumentar a demanda por fabricação e instalação das placas;
- a identificação do estado e do município na placa pode estimular preconceitos ou discriminações contra os motoristas provenientes de outras localidades, especialmente em situações de conflito ou violência no trânsito.
Mesmo assim, a população parece ter apoiado a ideia, já que, na votação pelo site do Senado, a maioria votou que gostaria de ver o texto ser aprovado, sendo 987 votos a favor contra apenas 108 contra, até o momento.

-
Bancos1 dia atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Quais empresas da Bolsa ganham mais com a mistura de combustíveis?
-
Economia22 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto