Conecte-se conosco

Finanças

Adiantar a aposentadoria: é possível?

Entenda se é possível adiantar pagamentos do INSS para ter uma aposentadoria antecipada.

Publicado

em

Cada vez mais, o sonho da aposentadoria parece distante para muitos, principalmente para as novas gerações, que sequer entraram no mercado de trabalho ainda. Isso porque as regras para alcançar esse momento de descanso na vida passam por constantes mudanças, visando não quebrar a Previdência nem prejudicar muito os trabalhadores.

Com isso, muitas pessoas buscam alternativas, como a previdência privada, que consiste em investimentos particulares para garantir uma aposentadoria precoce ou mais dinheiro quando puder se aposentar também pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Inclusive, existem aqueles que se perguntam se existe uma maneira de antecipar as contribuições para o INSS, visando assim a tão sonhada aposentadoria antes da idade mínima estabelecida. Mas, será que isso é realmente possível? É isso que iremos ver aqui.

Adiantar pagamentos do INSS: é possível?

Resumidamente, não, você não pode adiantar as contribuições ao INSS para antecipar a aposentadoria. Isso porque não existe a possibilidade de contribuir pagando valores referentes ao futuro para se aposentar mais cedo, já que nenhuma regra atual do INSS permite essa hipótese.

Na realidade, os trabalhadores contribuem com o INSS para contabilizar o momento em que vivemos, ou seja, o presente. Em alguns casos específicos, é possível contribuir com parcelas passadas, como quando deixamos de pagar em algum momento específico.

No entanto, uma coisa que muitos não sabem é que o recolhimento retroativo pode antecipar a aposentadoria. Essa modalidade abrange um período de até cinco anos, e exige o pagamento dos encargos que eram devidos somados aqueles referentes ao atraso, como juros e multas.

Após os cinco anos, a indenização previdenciária passa a ser uma espécie de ressarcimento ao INSS, devido à ausência dos recolhimentos quando era devido.

Outra hipótese é quando o profissional trabalhou sem registro formal em carteira. Para isso, basta comprovar o período efetivamente trabalhado, por meio de recibos de pagamento, extratos bancários, holerites, documentos de férias e coisas do tipo.

É importante ressaltar que, caso você tenha dúvidas sobre quando poderá finalmente se aposentar, o melhor a fazer é consultar um especialista, como um escritório de advocacia focado em previdência. Esses profissionais certamente saberão lhe instruir com base na sua situação individual.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS