Conecte-se conosco

Artigos

Adubo caseiro: aprenda como fazer utilizando restos de comida

Além de ser uma ótima tática contra o desperdício, este também é um poderoso suplemento para as plantas.

Adubo caseiro: aprenda como fazer utilizando restos de comida.

Fazer adubo em casa é a solução ideal para aqueles que querem cuidar das suas plantas, mas não podem gastar muito. Assim, será fácil tê-las sempre saudáveis e com um bom desenvolvimento. Utilizando os restos de alimentos da sua cozinha, você tem diversas fontes de nutrientes para aproveitar e oferecer um carinho especial para o seu jardim ou horta. Portanto, confira como fazer adubo caseiro.

Leia mais: Confira 5 plantas para refrescar ambientes quentes

Como fazer adubo caseiro com restos de comida?

Uma boa tática para fazer um adubo caseiro de qualidade é montar uma composteira em casa, uma vez que a compostagem é uma das maneiras mais práticas e econômicas de realizar a tarefa. Assim, separe um recipiente retangular e faça diversos furos para drenagem no fundo. Após isso, adicione um pouco de terra, suficiente apenas para cobrir todo o fundo. Depois, adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas e outros restos de comida já triturados.

Logo em seguida, cubra todo o alimento com mais terra, e depois é só tampar. Passados cerca de 40 dias, aquela mistura se transformará em um poderoso adubo orgânico com seus restos de alimentos.

Ademais, também é recomendado fazer alguns furos na tampa, pois essa ação aumenta a oxigenação da terra. Outra dica interessante é colocar um segundo pote embaixo do recipiente com os restos de comidas. Com isso, ele irá armazenar o chorume que é liberado durante o processo de compostagem.

A ideia da compostagem não te agrada? Então, é só enterrar os restos

Caso não tenha os materiais necessários em casa ou acredite que a compostagem demanda muito tempo e trabalho, a maneira mais prática e fácil de fazer adubo em casa é reunindo o lixo que é produzido na cozinha, como os restos de legumes, vegetais e frutas, e enterrar no jardim, horta ou vasinho de planta. Assim, esses restos de alimentos irão se decompor e nutrir o solo de forma natural.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS