Conecte-se conosco

Agronegócio

Adubo caseiro com borra de café: saiba como fazer!

A receita, além de barata, ajuda no desenvolvimento das plantas. Confira!

Publicado

em

O item é cheio de nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas, como nitrogênio, carbono e vitaminas. E sua utilização pode ajudar, principalmente, na floração.

Além disso, por ser levemente ácida, a borra de café ajuda a fortalecer o solo, mantém a aeração e propicia o surgimento de microrganismos benéficos para as plantas.

Veja também: Os benefícios de ter plantas em casa

Da cozinha para o jardim

Provando ser um adubo extremamente poderoso para as plantas frutíferas, hortaliças e flores, e que proporciona um resultado incrível em produtividade, crescimento e desenvolvimento das plantas, ensinaremos agora como preparar a mistura caseira para utilizar em seu jardim. Acompanhe!

Primeiramente, é preciso evitar usar borra de café que contenha açúcar a fim de que ela não atraia pragas, como as formigas cortadeiras.

Fora isso, você pode utilizar a borra do café preparado no mesmo dia, sozinha ou combinada com outros fertilizantes orgânicos, como a torta de mamona, farinha de ossos ou cascas de ovos.

Modo de preparo

Coloque a borra de café em uma vasilha e adicione água. Para cada litro de água, use 10 colheres de sopa de borra de café.
Pronto!

Aplicação

O adubo pode ser utilizado de duas formas. O foliar, quando a mistura é colocada em um frasco com borrifador e aplicada nas folhas das plantas. O ideal é que a aplicação seja feita à tarde, quando não terá incidência de sol, para evitar queimaduras nas folhas.

A outra opção é o adubo laminar, quando ele é colocado em um regador e aplicado sobre a superfície da terra da planta. Você pode, ainda, cavar um pouco, despejar uma quantidade desse adubo com borra de café e cobrir novamente, para um resultado mais rápido.

O indicado é fazer as aplicações pelo menos uma vez por mês para um melhor resultado.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS