Conecte-se conosco

Empresas

Aerogerador produzido em parceria entre Weg e Petrobras será implantado na Bahia

Parceria com a Statkraft.

Publicado

em

Crédito: Suno

WEG (WEGE3) e Statkraft estabeleceram uma parceria para a instalação da maior turbina eólica em terra (onshore) já fabricada no Brasil. O acordo prevê o fornecimento e a instalação do aerogerador no Parque de Seabra, no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, localizado na Bahia. Esta turbina tem uma capacidade instalada de 7 megawatts e está programada para entrar em operação no segundo semestre de 2024.

O contrato entre as duas empresas não divulgou o valor do investimento. Essa colaboração é resultado de uma parceria estratégica anterior com a Petrobras para o desenvolvimento do aerogerador. A estatal comprometeu-se a investir R$ 130 milhões nesse projeto, que já estava em andamento pela WEG.

A turbina terá impressionantes 220 metros de altura do solo até a ponta da pá, o que equivale a seis vezes a altura do Cristo Redentor. Além disso, seu peso de 1830 toneladas é equiparado ao peso de aproximadamente 1660 carros populares ou 44 Boeings 737.

Aerogerador da WEG

Esse projeto pioneiro visa não apenas à produção eficiente de energia, mas também à certificação e confirmação de desempenho. João Paulo Gualberto da Silva, diretor superintendente da WEG Energia, explica que, embora a produção em série não exija certificação, é fundamental para a WEG obter essa validação antes do início da produção, aumentando a confiabilidade do projeto.

Após a Petrobras deixar o setor de energia eólica, a estatal não tinha mais locais para instalar esse tipo de equipamento. A escolha do Parque de Seabra na Bahia foi motivada pela facilidade de implementação, uma vez que a usina já estava em operação.

A WEG substituirá três aerogeradores mais antigos e de menor capacidade por um único aerogerador de 7 MW, assumindo responsabilidades adicionais, como instalação, linha de acesso e transmissão até o ponto de conexão. O complexo em questão possui cerca de 90 MW de potência com equipamentos da Alstom.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS