Curiosidades
Afinal, é possível que a época natalina tenha um aroma específico?
Será que é possível associar um cheiro à época natalina? A meste neurocientista Lívia Ciacci explica se isso é possível ou não.
O mês de dezembro como um todo pode ser um período de explosão de diversos sentimentos. Nesse encerramento de ciclo, as pessoas refletem sobre como foi seu ano e fazem planos para o ano que está por vir.
Além disso, na maioria das vezes, encontram-se parentes e amigos que não se veem com tanta frequência. Há muitas coisas típicas que acontecem no Natal e, por isso, esse dia tem o poder de ficar guardado na memória de todos, dos mais jovens aos mais velhos, pois para muitos é um momento de magia.
Dentre os acontecimentos marcantes, estão a troca de presentes, as luzes iluminando o anoitecer, o cardápio variado, a imagem do papai noel, a grande reunião familiar, etc.
Certo que cada família tem sua própria tradição natalina e por ser um momento familiar tão íntimo, é possível lembrar-se desta data através de alguns aromas! Isso foi comprovado por Lívia Ciacci, mestre em Neurociência e especialista em Inovação.
Como o nosso olfato associa um cheiro a uma situação ou a uma pessoa?
Quando respiramos, o ar entra pelas fossas nasais e chega até a cavidade nasal. Lá acontece o processo de umidificação, aquecimento e purificação do ar. As moléculas de cheiro passam nesta cavidade e chegam nas células olfativas.
Feito isso, essas células olfativas são interpretadas pelo sistema nervoso. É justamente por isso que conseguimos associar os aromas a momentos e pessoas.
A neurocientista explica que o córtex piriforme, que é a área mais importante da cortical olfatória, se encarrega do trabalho de perceber de maneira consciente os aromas.
Enquanto o córtex entorrinal se comunica diretamente com o hipocampo. É lá no hipocampo que a memória olfativa é consolidada, isso porque há uma ligação com o sistema límbico, o responsável pelas emoções.
Portanto, existe, sim, um cheiro específico de fim de ano para alguns. As pessoas podem associar o cheiro da rabanada e do panetone ao Natal, visto que é mais comum serem consumidos nesta época do ano.
Lívia comenta que esses cheiros natalinos podem, até mesmo, ser usados como estratégia de marketing, afinal, muitas lojas hoje fazem sua propaganda apostando em um elo emocional entre marca e cliente.

-
Tecnologia12 horas atrás
Descubra o horário ideal do dia para desligar o celular, segundo Bill Gates
-
Tecnologia2 dias atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Política2 dias atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia2 dias atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Aumentos no iFood: o que muda para quem entrega de bike ou moto?
-
Automobilística1 dia atrás
O que mudou nas leis para películas de carro? Entenda as exigências
-
Política1 dia atrás
PEC das Guardas Municipais avança e pode ser votada esta semana
-
Tecnologia22 horas atrás
Robôs, IA e biotecnologia: estudo revela as empresas mais inovadoras da agricultura