Curiosidades
Afinal, é possível que a época natalina tenha um aroma específico?
Será que é possível associar um cheiro à época natalina? A meste neurocientista Lívia Ciacci explica se isso é possível ou não.
O mês de dezembro como um todo pode ser um período de explosão de diversos sentimentos. Nesse encerramento de ciclo, as pessoas refletem sobre como foi seu ano e fazem planos para o ano que está por vir.
Além disso, na maioria das vezes, encontram-se parentes e amigos que não se veem com tanta frequência. Há muitas coisas típicas que acontecem no Natal e, por isso, esse dia tem o poder de ficar guardado na memória de todos, dos mais jovens aos mais velhos, pois para muitos é um momento de magia.
Dentre os acontecimentos marcantes, estão a troca de presentes, as luzes iluminando o anoitecer, o cardápio variado, a imagem do papai noel, a grande reunião familiar, etc.
Certo que cada família tem sua própria tradição natalina e por ser um momento familiar tão íntimo, é possível lembrar-se desta data através de alguns aromas! Isso foi comprovado por Lívia Ciacci, mestre em Neurociência e especialista em Inovação.
Como o nosso olfato associa um cheiro a uma situação ou a uma pessoa?
Quando respiramos, o ar entra pelas fossas nasais e chega até a cavidade nasal. Lá acontece o processo de umidificação, aquecimento e purificação do ar. As moléculas de cheiro passam nesta cavidade e chegam nas células olfativas.
Feito isso, essas células olfativas são interpretadas pelo sistema nervoso. É justamente por isso que conseguimos associar os aromas a momentos e pessoas.
A neurocientista explica que o córtex piriforme, que é a área mais importante da cortical olfatória, se encarrega do trabalho de perceber de maneira consciente os aromas.
Enquanto o córtex entorrinal se comunica diretamente com o hipocampo. É lá no hipocampo que a memória olfativa é consolidada, isso porque há uma ligação com o sistema límbico, o responsável pelas emoções.
Portanto, existe, sim, um cheiro específico de fim de ano para alguns. As pessoas podem associar o cheiro da rabanada e do panetone ao Natal, visto que é mais comum serem consumidos nesta época do ano.
Lívia comenta que esses cheiros natalinos podem, até mesmo, ser usados como estratégia de marketing, afinal, muitas lojas hoje fazem sua propaganda apostando em um elo emocional entre marca e cliente.

-
Cotidiano12 horas atrás
Como pintar a casa sem sujeira: técnica do papelão ganha adeptos nas redes sociais
-
Bancos1 dia atrás
‘Golpe da mão fantasma’: conheça essa nova ameaça digital e saiba como se proteger
-
Economia11 horas atrás
Pix passa por transformação: 8 milhões de chaves serão desativadas
-
Tecnologia2 dias atrás
Spotify anuncia aumento na assinatura em vários países
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Cancelamento da contribuição sindical pela internet é aprovado pelos deputados
-
Curiosidades1 dia atrás
Família milionária transforma céu em caixa eletrônico ao fazer chover R$ 27 mil
-
Curiosidades2 dias atrás
Agricultor encontra bilhões em OURO, mas não leva nem 1 centavo; veja com quem ficou
-
Economia1 dia atrás
Saiba em quais estados estão os m² mais caros do Brasil [ranking]