Conecte-se conosco

Agronegócio

Agricultores dão início ao plantio de soja no Rio Grande do Sul, apesar das chuvas

Produtores estão fazendo dessecações, preparo de novas áreas e se organizando para o escalonamento do plantio

Publicado

em

A safra 2021/22 já começou no Rio Grande do Sul. Produtores da oleaginosa deram início ao plantio nas regiões de Ijuí, Santa Rosa, Porto Alegre, Santa Maria, Soledade, Bagé, Frederico Westphalen e Pelotas.

Mas de acordo com o boletim semanal divulgado pela Emater, as chuvas têm limitado o trabalho no setor. Isso porque a umidade impede os avanços no campo da soja. Segundo a empresa de assistência técnica ligada ao governo, os agricultores estão fazendo as dessecações e o preparo de novas áreas. Os produtores também têm se organizado para fazer o escalonamento do plantio e assim, evitar maiores impactos que as alterações climáticas possam causar.

“A elevada umidade no solo durante praticamente toda a semana não permitiu avanços significativos. Em algumas localidades, sojicultores estão lavrando e gradeando as áreas devido à alta infestação de ervas de difícil controle com herbicidas, aproveitando a atividade para aplicar e incorporar calcário”, informou a Emater em nota.

O Rio Grande do Sul é considerado um dos maiores produtores de soja no país. O plantio no estado é tardio em relação aos outros estados justamente pelo zoneamento climático. E a previsão, segundo a Emater, é de mais chuvas para os próximos dias. “Na semana, predominaram dias nublados, com temperatura quente durante o dia e mais baixa à noite. Em algumas localidades, as chuvas foram fortes, de elevado volume, acompanhadas de ventos e granizo, promovendo assim danos às lavouras. Por conta da umidade, a colheita avançou de forma lenta no Estado”, acrescentou.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS