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Agrotools: empresa quer desenvolver o agro do bem
A empresa chegou ao mercado internacional utilizando o lema ‘devagar e sempre’ ao invés do crescimento desenfreado e a qualquer custo.
A empresa Agrotools é considerada uma startup ‘idosa’. A companhia teve sua fundação concretizada há 15 anos e se dedicou a olhar para um setor que, naqueles tempos, não tinha praticamente nenhuma digitalização dentro de si: o agronegócio. A empresa foi buscando seu espaço de pouco a pouco no mercado brasileiro, sendo gerida por executivos experientes.
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A startup chegou ao mercado internacional utilizando o lema ‘devagar e sempre’ ao invés do crescimento desenfreado e a qualquer custo. Ao invés de buscar sócios logo no início da empresa, a Agrotools esperou 13 anos para se abrir ao mercado.
Com disciplina e paciência, combinando com um forte desenvolvimento tecnológico, os frutos vieram: a empresa arrecadou R$ 100 milhões na primeira rodada com investidores, que foi conduzida entre 2021 e 2022. O dinheiro dará acesso a uma séries de iniciativas que tem um único foco em comum: construir o ‘agro do bem’, segundo Sergio Rocha, CEO da Agrotools.
A empresa busca democratizar as oportunidades dentro do agro fortalecendo as ofertas que a companhia tem dentro de casa, especialmente para as corporações, somado com o olhar atencioso da ponta da cadeia, que é o produtor.
A motivação para olhar para os produtores vem da preocupação com a crise mundial da fome, que vem sendo agravada pelos impactos do período pandêmico e pela guerra na Ucrânia, que trouxe um aumento de preços para os produtor brasileiros.
A Agtech Garage direciona a sua atenção para esse grupo através do programa For Farmers, que tem como objetivo proporcionar a eles uma experiência de relacionamento com o ecossistema de inovação e empreendedorismo.
“É um público sempre analisado na média de uma região, por exemplo. O que queremos fazer é identificar produtores em nível personalizado, sabendo quem está super em compliance, ou quem tem reservas melhores, produtividade melhor. São pessoas que, hoje, não são vistas, a menos que sejam gigantes na região em que atuam. Essa deve ser uma ponta para criar um ciclo virtuoso dentro do setor, fornecendo para as empresas um supply chain cada vez mais seguro”, afirma Rocha.
Esse agrupamento de ofertas será utilizado dentro do marketplace ATMarket, no site da Agrotools. Através delas, a empresa atua com uma outra ponta do setor, que é a de pequenas e médias empresas do agro. Lá, é possível que elas tenham acesso a ferramentas como Análise Socioambiental ou Previsão do Tempo para a Safra com um custo aproximado de R$ 200 por mês.
O desenvolvimento da ferramenta com a primeira aquisição já feita desde o anúncio do fim da rodada de captação de um empreendimento argentino que “economizou quatro anos de desenvolvimento de tecnologia”, segundo o executivo. Com a ferramenta, a Agrotools tem como objetivo chegar a um nível de entendimento do produtor que nos dias atuais tem de necessidade das corporações.
“Vamos levantar muito a bandeira de advocacy para que todos os lados dentro da cadeia sejam bem-sucedidos”, diz Rocha.

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