Conecte-se conosco

Agronegócio

5G promete revolucionar o agronegócio no Brasil

Com a chegada do 5G no campo, o agronegócio brasileiro visa expandir através de novas práticas ligadas ao agro 5.0. Entenda!

Publicado

em

Foto divulgação

A internet no Brasil, embora muitas pessoas utilizem essa ferramenta, a conexão rápida que conhecemos nos grandes centros urbanos não se equipara às condições de navegação do campo. É evidente, sem sombra de dúvidas, que o acesso a uma internet rápida e com custo benefício “ok”, ainda mais nas regiões mais afastadas dos centros urbanos, nem sempre é uma realidade palpável. Todavia, com a finalidade de levar esse acesso, instalou-se a primeira antena 5G agro do País na fazenda Ipê, no município piauiense de Baixa Grande do Ribeiro.

Veja também: Mais velhos são os que mais compram na internet, entenda!

Em vista disso, estima-se que o setor do agronegócio por ter um acréscimo significativo em sua receita até o ano de 2030, entre 10 bilhões de reais graças a implementação da 5G. De acordo com os dados do Governo Federal, pretende-se instalar ao todo 44 mil antenas até o ano de 2029 para levar acesso de qualidade a essa população.

Não obstante, de acordo com o arquiteto de soluções da GAtec, Wellington Sena, a tecnologia 5G será um grande diferencial na agricultura 5.0 no Brasil, “o tempo em que a informação levará para chegar até os tomadores de decisão e a qualidade desta informação dará um grande salto. A questão da conectividade sempre foi uma grande barreira para o uso de novas tecnologias no campo, pois a infraestrutura na maioria das áreas de produção agrícola ainda é precária e muitos casos inexistentes”, disse.

Ainda em concordância com o profissional, essa nova etapa irá agregar diretamente no monitoramento de secagem de safra. “Poderemos colocar em prática novas ferramentas que facilitarão ainda mais a vida do produtor. Soluções que se utilizam de processos diretamente ligados a essa conectividade ofertada pela tecnologia 5G como: interação entre equipamentos e sensores, uso de aplicativos mobile, conexão entre as unidades de produção, sensoriamento remoto, estações meteorológicas e irrigação inteligente”, acrescentou.

De fato, de acordo com o arquiteto de soluções, a implementação da 5G no campo trará diversos benefícios, tanto na base de produção quanto na divulgação e cuidado das safras. Com a alta conectividade, novas possibilidades encontram-se no horizonte do agro 5.0 no Brasil.

Por fim, Wellington relata que embora ainda esteja no início de sua implementação, garante que um futuro promissor encontra-se à frente e que, sem dúvidas, esse investimento irá transformar o modo como o agronegócio lida com suas atividades.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS