Conecte-se conosco

Saúde

Água demais pode ser prejudicial? Saiba mais sobre a intoxicação por água

Publicado

em

Notícias recentes relatam que nos Estados Unidos um menino de apenas 10 anos, chamado Ray Jordan, foi hospitalizado devido a uma possível intoxicação por água. Segundo informações da própria família da criança, o garoto teria consumido seis garrafas do líquido e apresentou sintomas de mal-estar.  

De acordo com o relato da mãe, o menino estava brincando com seus primos em sua casa, localizada no estado da Carolina do Sul. Devido ao calor intenso que fazia no dia, ele começou a sentir cansaço e optou por se hidratar, consumindo água.  

É possível uma pessoa se intoxicar com água?  

Segundo Stacy, a mãe da criança, “ele entrou [em casa] para beber água. O que não sabemos foi quanto ele bebeu.” No entanto, a suspeita é que ele tenha consumido seis garrafas de água grande entre às 20h30 e 21h30. Cerca das 22h30, o menino começou a vomitar e manifestou sintomas de tontura e até embriaguez.  

Ele não conseguia controlar sua cabeça, braços ou qualquer coisa. Suas funções motoras haviam desaparecido“, explicou o pai da criança, Jeff. Os pais não perderam tempo e o levaram para o hospital. Os médicos disseram que Ray teve uma intoxicação severa devido à quantidade de água.  

O menino recebeu medicação contendo substâncias para poder urinar, bem como sódio e potássio. A notoriedade desse caso decorre da excepcionalidade de seu quadro de saúde. Muitas pessoas acreditam que a intoxicação por água é impossível, no entanto, a situação pode ocorrer, embora seja pouco comum.  

Por que a intoxicação por água ocorre?  

A intoxicação por água acontece devido à diminuição do nível de sódio no sangue, levando a sua diluição. A hidratação excessiva pode, então, representar riscos ao cérebro, resultando no surgimento de um edema.  

Se a ingestão de água for muito rápida, não dá tempo de urinar e o excesso ocorre a diluição do sangue. Com isso, as células do cérebro absorvem a água como uma esponja, ficando inchadas“, relatou Cuvello Neto, nefrologista, em entrevista ao UOL.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS