Conecte-se conosco

Saúde

ALERTA: doença arterial pode produzir sintomas nos pés. Fique atento!

Perigosa doença que compromete o coração possui um sintoma de identificação que pode salvar a dia do paciente!

Publicado

em

O colesterol alto é um grave problema que afeta cerca de 40% dos brasileiros, de acordo com um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Essa delicada condição médica consiste na grande concentração de gordura no sangue e pode dar origem a diversas doenças no coração.

A doença arterial periférica é justamente uma delas, sendo considerada uma patologia bastante silenciosa. Tanto o seu aparecimento quanto o desenvolvimento são praticamente imperceptíveis pelo paciente. Tal condição ocorre quando uma artéria vai se estreitando e tem o seu fluxo sanguíneo comprometido.

Esse acúmulo se deve à retenção do colesterol em excesso e, para evitar mais problemas, é preciso estar sempre vigilante. Um dos sinais mais comuns que podem alertar sobre a presença da doença são as unhas quebradiças.

O colesterol alto é um fator de risco para a doença arterial periférica. Com o entupimento dos vasos sanguíneos, menos sangue chega aos pés, o que faz com que as unhas fiquem quebradiças e/ou cresçam lentamente”, revela o médico cardiologista Fabrício da Silva.

O problema é que a presença de unhas quebradiças também pode sinalizar uma série de outros males e patologias, como questões de ácido úrico, hipertensão, diabete, pressão alta e outros. Portanto, para se ter certeza, é necessário observar a presença de outros sintomas associados, tais como:

  • Diminuição da incidência de pelos nas pernas;
  • Cicatrização lenta.
  • Dor ao caminhar;
  • Cãibras nas pernas;

Diagnóstico e controle

Ainda segundo o médico cardiologista citado acima, é de extrema importância que o paciente procure ajuda médica ao perceber os sintomas. A automedicação deve ser evitada ao máximo, pois pode piorar ainda mais o problema.

Como a doença causa comprometimento das funções vasculares, o seu controle consiste em aumentar o fluxo de sangue por meio de remédios e/ou exercícios físicos regulares. Também poderá ser solicitado ao indivíduo que pare de fumar ou ingerir bebidas alcoolificas, para evitar o estreitamento dos vasos sanguíneos.

Além disso, deve-se evitar o calor extremo. Em alguns casos, os especialistas sugerem uma dieta para o doente, afinal, a principal fonte de gordura em excesso no organismo vem justamente dos alimentos. Carnes vermelhas, massas, doces e alguns tipos de leite podem ser cortados ou diminuídos, mas isso dependerá do diagnóstico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS