Finanças
Alguém usou seus dados para pedir crédito? Serasa vai emitir alerta
Nova funcionalidade oferece a opção de bloqueio do score para evitar a consulta indesejada por terceiros; veja como ela funciona.
A Serasa lançou recentemente uma funcionalidade que permite o consumidor divulgar ou não ao mercado se ele está em busca de serviços voltados ao crédito. Chamada de Lock&Unlock, a ferramenta oferece a opção de bloqueio do score para evitar a consulta por terceiros.
Veja também: Condições facilitadas: entenda as vantagens do MEI na hora de pedir crédito
Segundo Matheus Moura, gerente da Serasa, a principal vantagem de todo o processo está na segurança. Isso porque o consumidor que sinalizar que não está em busca de crédito, mas mesmo assim consultas aos seus dados forem feitas, a Serasa emitirá um alerta indicando o acesso.
Combatendo golpes
A novidade, disponível dentro do plano Serasa Premium, possibilita um melhor monitoramento dos dados pelo próprio consumidor. Além disso, o serviço de assinatura envia alertas de movimentação no CPF, bem como consultas ao nome, novas dívidas, negativações, alterações no score, dentre outras funções.
“A ferramenta ajudará no combate à fraude. Muitas vezes, a pessoa só descobre que foi vítima de um golpe e que usaram os dados dela depois. Se o consumidor sinaliza ao mercado que ele não está em busca de crédito, dificilmente um empréstimo ou uma compra será finalizada no nome dele”, explica Moura.
Sobre o score de crédito
Na Serasa, o score de crédito vai de 0 a 1.000 pontos. Ele é composto de informações disponíveis em bancos acerca do perfil financeiro do consumidor, como dívidas contratadas, financiamentos, cartões, cheque especial, etc.
Leia mais: Precisa quitar uma dívida? Serasa Limpa Nome é prorrogado até o dia 22 de agosto
Quanto maior é a pontuação, maior é a chance de conseguir crédito em condições mais vantajosas e com fácil aprovação. Veja como consultar seu score de forma gratuita aqui.

-
Finanças9 horas atrás
Revolta familiar! Idoso deixa herança para cuidadora e caso vai parar na Justiça
-
Finanças1 dia atrás
8 táticas usadas pelos supermercados para induzir gastos maiores
-
Mundo2 dias atrás
Turismo na Europa tem mudanças e exige atenção de quem vai viajar
-
Agronegócio13 horas atrás
5 árvores frutíferas que você deve EVITAR plantar em seu quintal
-
Moedas2 dias atrás
Moedas de 1 real do centenário de JK são um tesouro para colecionadores
-
Automobilística2 dias atrás
Câmbio automático: devo usar D ou N ao parar no semáforo?
-
Investimentos1 dia atrás
Antes de comprar uma casa, veja 6 aspectos essenciais que você deve avaliar
-
Empresas1 dia atrás
Banco BS2 compra participação na fintech mineira Paag