Conecte-se conosco

Automobilística

Alguns modelos de carros usados estão em falta nas garagens

Alta demanda e baixa oferta gerou desabastecimento de seminovos por todo o Brasil. Confira os dados divulgados pela Fenabrave.

Publicado

em

Mesmo com o alto valor dos veículos novos, seminovos e usados, o setor enfrenta alta demanda. Por mais que seja difícil de acreditar, alguns modelos de usados já estão em falta nas garagens brasileiras. Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Leia mais: Etanol fica mais caro em 15 estados e no Distrito Federal

Volume de vendas

De acordo com relatório da Federação está difícil encontrar alguns modelos de usados. Diante deste cenário, a entidade observou uma retração de 8,3% no volume de transações do setor. Isso se dá na comparação de setembro com agosto de 2021.

Se comparar o volume de vendas de setembro deste ano com o do ano passado, também houve queda. Ao todo, o número de transações diminuiu 5,1%.

Por outro lado, de janeiro a setembro deste ano, as negociações de veículos aumentaram 39,2%. O aumento se deu comparado ao mesmo período do último ano de 2020. Na prática, 11.553.715 de veículos mudaram de propriedade em 2021 até o final de setembro.

Demanda em alta

Apesar dos números recentes apontarem queda, a Fenabrave diz que não observou redução de demanda. Ou seja, o que acontece é uma diminuição da oferta de veículos mais populares. Alguns dos modelos mais procurados pelos consumidores enfrentaram desabastecimentos nas concessionárias de usados.

De modo geral, 13,21% das negociações ocorreram com carros de até três anos de fabricação. Isso se levar em consideração os automóveis comerciais leves. Durante todo o ano, os mesmos veículos representam 11,49% das transações do setor.

Ao analisar o desempenho dos carros de passeio juntos aos comerciais leves, o aumento é bem significativo. Houve um aumento de 40% de negociações no acumulado de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020.

Crise

A atual crise dos semicondutores afetou produções de vários fabricantes de veículos. A baixa oferta elevou os preços, que também acompanham a variação cambial do dólar.

Diante disso, muitos motoristas decidiram procurar por uma boa opção de carro usado. Parte da falta de alguns modelos se deve justamente por conta do aumento da demanda.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS