Conecte-se conosco

Política

Alguns municípios escolherão um novo prefeito no dia 30/10; entenda

Alguns munícipios brasileiros terão de escolher no próximo dia 30, seus prefeitos. Entenda o motivo disso estar acontecendo.

Publicado

em

As eleições brasileiras costumam acontecer de dois em dois anos, onde em uma edição elegemos o presidente da República, governadores e deputados e na outra, os prefeitos e vereadores. Porém, neste ano há algumas exceções, devido ao processo de cassação de alguns mandatos em 2020.

Então, nas eleições de 2022, no mesmo momento em que o Brasil está escolhendo um novo presidente, governadores e deputados, algumas cidades estão escolhendo um novo prefeito.

Os prefeitos de oito municípios do país apresentaram irregularidades em suas gestões, o que ocasionou em uma auditoria. A punição para tais irregularidades estão de acordo com as ordens do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e cabe aos cidadãos decidirem quem assumirá o cargo nos próximos quatro anos.

Como as gestões foram acusadas de irregularidades, o vice nesse caso é substituído pela nova gestão escolhida pelo povo. O segundo turno dessa votação acontece junto ao segundo turno para escolha de presidente e governadores, no dia 30 de outubro.

Em Pernambuco, duas cidades precisarão passar pelo processo, que são Joaquim Nabuco e Pesqueira. No Rio Grande do Sul, três cidades precisarão escolher novos representantes, são elas: Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios.

Roraima, Santa Catarina e São Paulo contam com uma cidade cada que precisarão fazer a troca de representantes, são elas: Vilhena, Canoinhas e Pinhalzinho, respectivamente.

A votação para os eleitores destes municípios terá uma ordem diferente dos outros municípios do país, sendo o primeiro voto para governador, se houver segundo turno no estado em questão; o segundo voto para presidente e o último para prefeito.

Os supervisores de campanha seguem investigando as fraudes cometidas pelas gestões que foram afastadas. Porém, após este episódio, as cidades que terão que fazer uma nova eleição, seguirão com esse cronograma daqui para frente, votando para o representante municipal junto à eleição presidencial.

Para a o segundo turno da eleição presidencial, que é disputada pelo atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 156 milhões de brasileiros estão aptos para irem às urnas.

Lembrando que as eleições acontecem até as 17 horas, de acordo com o horário de Brasília, é de extrema importância que os brasileiros participem da escolha de seus representantes. Em casos de impossibilidade de ir até um local de voto, o eleitor deve justificar essa falta junto ao TSE.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS