Saúde
Alguns tipos sanguíneos são mais propensos a certos problemas de saúde; Saiba mais
Isso mesmo! Seu tipo sanguíneo pode revelar a quais tipos de problemas de saúde você está mais propenso.
Você sabia que seu tipo sanguíneo pode revelar quais problemas de saúde você é mais propenso a desenvolver? Ter esse tipo de conhecimento pode te ajudar a se precaver.
Os tipos sanguíneos são muito falados na hora de receber transfusões e também na hora de doar sangue. No entanto, eles podem dizer muito mais do que apenas qual tipo de sangue você pode receber. Eles podem trazer informações importantes sobre quais doenças o seu corpo é mais propenso a desenvolver. Você sabia disso?
O sistema que separa os tipos de sangue em ABO foi criado ainda em 1930 e é utilizado para classificar o tipo de sangue dos seres humanos, para que sejam evitadas complicações no momento de doar e receber sangue. No entanto, eles podem auxiliar em muito mais, principalmente no que se refere a doenças ligadas diretamente ao tipo sanguíneo.
Tipos sanguíneos
Você sabia que o tipo sanguíneo é decidido geneticamente? Isso quer dizer que ele é definido pela sua linhagem, assim como a cor do seu cabelo, pele e olhos.
É possível identificar o tipo sanguíneo de alguém graças a exames. A identificação é feita a partir da reação do seu sangue a substâncias que possuem anticorpos A e B, e também ao fator Rh, que é o responsável por dizer se seu sangue é “positivo” ou “negativo”.
Existem oito classificações sanguíneas as quais o seu sangue pode se enquadrar, sendo essas, A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB- e O-. Dessa forma, é possível compreender quais tipos de doença acometem mais cada tipo sanguíneo.
Aqueles que possuem o tipo A são mais propensos a desenvolver doenças relacionadas ao pâncreas, câncer de estômago, diabetes, malária e também doenças reumáticas, tromboembolismo venoso (TEV) e lúpus, sendo essas duas últimos as mais graves.
Já os tipos de problemas de saúde aos quais são menos propensos são aqueles relacionados ao estresse. Isso graças ao alto nível de cortisol.
O tipo B também é propenso a desenvolver TEV e lúpus, além de câncer de pâncreas e estômago.
O AB, por sua vez, devido a maior coagulação desse tipo sanguíneo, tem maior probabilidade de sofrer com derrames. Câncer de pâncreas e estômago também podem ocorrer com pessoas desse tipo sanguíneo, além de problemas de memória.
Por fim, o tipo O possui menos probabilidade de desenvolver malária e doenças cardíacas, no entanto, úlceras podem acometer essas pessoas, e mulheres que possuem esse tipo sanguíneo podem possuir óvulos menos saudáveis. Interessante, não?

-
Tecnologia2 dias atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Finanças1 dia atrás
O que acontece se você não pagar o condomínio? Veja riscos e consequências
-
Curiosidades2 dias atrás
Afinal, para quem vai a herança do papa Francisco?
-
Tecnologia2 dias atrás
Ser educado com o ChatGPT custa mais do que você imagina, diz CEO da OpenAI
-
Bancos2 dias atrás
60 agências de banco famoso serão fechadas até o fim do ano
-
Criptomoedas1 dia atrás
1ª lei de criptomoedas dos EUA é aprovada; veja detalhes
-
Empresas1 dia atrás
Méliuz pretende investir R$ 150 mi para ampliar exposição em Bitcoin